UFG inaugura Laboratório de Anatomia Animal e Comparada

Data: 12 de Abril de 2017

Fonte/Veículo: FAPEG

Link direto da notícia: http://www.fapeg.go.gov.br/ufg-inaugura-laboratorio-de-anatomia-animal-e-comparada/

Foi inaugurado na manhã da última terça-feira, dia 11, o Laboratório de Anatomia Animal e Anatomia Comparada Professor Raul Conde (Laanac), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). A cerimônia reuniu atuais e ex-diretores do ICB, professores e servidores da unidade, além de gestores da UFG. Foi também um momento de homenagens ao professor que dá nome ao laboratório.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, ressaltou que a obra integra o processo de expansão da Universidade, que começou em 2008, e amplia as possibilidades de formação de novos profissionais. Destacou também o esforço de contemplar todas as unidades da UFG com investimentos ou obras, cumprindo os compromissos estabelecidos tanto com o governo federal quanto com a comunidade.

O diretor do ICB, Reginaldo Nassar, agradeceu o legado dos ex-diretores da unidade. “O que nos orgulha é dar continuidade ao trabalho de vocês”, disse o professor, enfatizando a importância do ICB no atendimento aos estudantes de toda a área de biológicas.

Homenagem
Médico e veterinário, Raul Conde, que faleceu em janeiro de 2016, recebeu homenagens dos convidados. O professor Fernando Luiz Kratz lembrou da dedicação de Conde ao trabalho, tendo sido o pioneiro do ensino da anatomia em Goiás. Ele foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFG e ajudou a estruturar o Departamento de Anatomia da unidade e o ICB.

A filha do homenageado, Valéria Conde, recebeu flores da professora Dilair de Faria Vasconcelos, que recordou do elevado nível de exigência de Raul Conde em sala de aula, preocupado com a formação dos estudantes. “Era um excelente anatomista, um excelente médico e um excelente cirurgião”. Valéria Conde agradeceu a homenagem em nome da família, ressaltando a simplicidade com que o pai exerceu suas duas missões: a de médico e a de professor.

Fonte: Ascom/UFG (texto: Luiz Felipe Fernandes / fotos: Ana Fortunato).