Xaropes infantis ou bebidas alcoólicas? UFG detecta etanol não declarado em medicamentos

Data da notícia: 04 de maio de 2017

Veículo/Fonte: Jovem X

Link direto da notícia: http://www.jovemx.com/2017/05/04/xaropes-infantis-ou-bebidas-alcoolicas-ufg-detecta-etanol-nao-declarado-em-medicamentos/

Sete de dez marcas de xaropes infantis analisadas em uma pesquisa continham etanol não declarado no rótulo. Em uma delas, de acordo estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o teor da substância é caracterizado como de bebida alcoólica.

Para ser considerada não alcoólica, conforme prevê a legislação brasileira, uma bebida deve ter menos de meio por cento em volume de etanol. Porém, em uma das marcas pesquisada pela Universidade o valor detectado foi de 1,8%. “Nós refizemos as análises com outros dois lotes do produto, já que a diferença havia sido significativa. Mesmo assim, o valor persistiu”, afirma Luiz Keng, coordenador da pesquisa.

O estudo analisou a composição de diversos xaropes que circulam no mercado brasileiro para tratar doenças broncopulmonares e que não necessitam de receita médica para serem comprados quando administrados em crianças acima de dois anos.

Para os pesquisadores, o fato de haver etanol nos medicamentos administrados em crianças na faixa etária de dois anos é preocupante porque elas ainda possuem os sistemas hepático e nervoso em acentuado desenvolvimento e formação.

Além deste problema, a pesquisa detectou que a quantidade do princípio ativo presente nas amostras não correspondia ao valor declarado no rótulo. Das dez marcas, apenas quatro apresentaram a quantidade de princípio ativo (cloridrato de ambroxol) de acordo com o referido na bula, sendo que as demais declaravam uma quantidade superior à encontrada.

De acordo com Luiz Keng, os problemas detectados podem estar relacionados à falta de estudos e recomendação de pesquisas para avaliar a qualidade de medicamentos no Brasil. “Em geral, temos uma escassez de estudos relacionados à qualidade de fármacos no Brasil de maneira preventiva. Muitas pesquisas ocorrem apenas em casos de problemas já reportados”, explica .

Fonte: Ascom UFG