Cinemas em Rede exibe Invólucro e debate o corpo feminino

Data: 08 de Maio de 2017.

Fonte/Veículo: UFPEL

Link direto da notícia: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/05/08/cinemas-em-rede-exibe-involucro-e-debate-o-corpo-feminino/

O projeto Cinemas em Rede vai apresentar em sua próxima sessão o documentário “Invólucro”, dirigido pela paraibana Caroline Oliveira. A exibição será nesta quinta-feira, dia 11 de maio, às 19h, em diversas universidades públicas do país, inclusive na UFPel, no Cine UFPel. A entrada é gratuita. O longa-metragem traz uma reflexão acerca do corpo feminino e da condição da mulher contemporânea, além de temas como beleza, preconceitos, maternidade e envelhecimento. Esses aspectos são abordados em uma convivência íntima e afetiva com o dia a dia das personagens.

Para a diretora do filme, o debate sobre esses temas está presente no cotidiano, mas se tornam ainda mais necessários quando são trazidos para universo feminino. “É importante tendo em vista o contexto histórico relacionado à condição de gênero da mulher e dos conceitos que são embutidos culturalmente na nossa cabeça”. A cineasta conta que começou a “conceber” o filme na época em que foi mãe pela primeira vez. “A partir dessa minha primeira experiência com a maternidade, surgiu a ideia de apresentar o meu olhar como artista, como um ser que sente e vive e que reverbera essas questões no corpo e isso está explícito no filme”, conta Caroline.

Após a exibição, será promovido um debate com a cineasta na sala de cinema do Cine Arte na Universidade Federal Fluminense (UFF). O bate-papo será transmitido para as outras salas pelo serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Na sessão de 11 de maio, além do Cine Arte UFF, participam outras sete instituições conectadas pelo Cinemas em Rede: a Universidade de São Paulo (ECA-USP), a Universidade Federal da Bahia (Cinema UFBA), a Universidade Federal de Pelotas (Cine UFPel), a Universidade Federal de São Carlos (CineUFSCar), a Universidade Federal de Goiás (Cine UFG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (sala Redenção) e a Universidade Federal de Ouro Preto (Cine Teatro Vila Rica).

A transmissão é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para as salas.

O Cine UFPel fica localizado na rua Lobo da Costa, 447.

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede: http://culturadigital.br/cinemasemrede/ .