Direitos humanos e produção audiovisual

Data da notícia: 16 de maio de 2017

Veículo/Fonte: O Hoje

Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/essencia/n/133103/t/direitos-humanos-e--producao-audiovisual

Começa hoje (16) a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada pelo Ministério de Direitos Humanos em parceria com o Instituo Cultura em Movimento (Icem) e o Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam). O evento também conta com o apoio local do Cine Cultura, Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Secretaria Cidadã, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Cine UFG, Proec e UFG.

O evento conta com 37 produções de curta, média e longa-metragens que foram classificados entre as categorias de mostra Panorama, Temática e Homenagem, além de uma categoria específica de produções voltadas para o público infanto-juvenil. A programação da mostra segue até o próximo dia 23 de maio, e todas as exibições têm entrada gratuita. O evento ocorre no Cine Cultura e no Cine UFG. 

A Mostra Cinema e Direitos Humanos tem o objetivo de consolidar a cultura e a educação em direitos humanos, abrindo espaço para discussões sobre as diversidades por meio de produções cinematográficas. O cronograma ainda conta com debates que reúnem especialistas sobre questões de gênero e direitos humanos. O festival também é realizado nas outras 25 capitais do País e no Distrito Federal.

A categoria Panorama é uma mostra específica que engloba produções que foram enviadas para o site do projeto e, depois, selecionadas pela equipe de curadoria da mostra. Ao todo, essa categoria conta com 17 filmes com temáticas que envolvem os seguintes assuntos: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT; população negra; direitos das crianças e dos adolescentes; direitos das mulheres; direitos humanos e segurança pública; situação prisional; educação em direitos humanos; população em situação de rua. 

Já a categoria Temática é voltada para questões de gênero. Para essa categoria foram selecionados sete filmes que abordam temas relacionados a mulheres, orientação sexual e identidade de gênero, por exemplo, violência contra a mulher, estereótipos de gênero, conquistas sociais, políticas e econômicas, o direito à igualdade e à não descriminação – dentre outros. A mostra Homenagem destaca o trabalho de cineastas que criam projetos que levantam questões sobre direitos humanos. A cineasta Laís Bodansky foi a escolhida desta edição, sendo que cinco filmes da cineasta serão exibidos na mostra. 

Na programação de domingo (21), após a exibição dos filmes Madrepérola, de Deise Hauenstein, e Meu Nome é Jacque, de Angela Zoé, o público poderá acompanhar um debate sobre gênero com a Conselheira Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sarah Magalhães, e com Camila Borges, que é cofundadora do Coletivo Feminista Pagu. O segundo debate será realizado na terça-feira (23) e contará com a presença do professor João da Cruz Gonçalves, coordenador do Núcleo Interdisciplinar em Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG, e a professora doutora em Antropologia Luciene de Oliveira. A doutora em Sociologia Michele Cunha também participará da discussão.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é acessível a pessoas com deficiência, e a programação conta com duas sessões com audiodescrição: uma no dia 17 de maio, às 14h, e outra no dia 18 de maio, às 14h, no Cine Cultura. A novidade desta edição é a Mostrinha, que conta com oito curtas-metragens voltados para o público infantil. Sobre a Mostrinha, a coordenadora local do evento e diretora do Icuman, Maria Abdalla, explica que é um meio de ensinar, desde a infância, elementos que compõem os direitos humanos: “Os filmes são produzidos na linguagem das crianças e são formas de reafirmar questões que contribuem para a formação do ser humano”.

Sobre o público da mostra, Maria Abdalla reforça que a programação é aberta a todos que se interessam pelos temas abordados, assim como a produção audiovisual como ferramenta de expressão. A coordenadora também conta com a presença daqueles que já prestigiaram a mostra nos anos anteriores e se tornaram público cativo da mostra. As expectativas da organização do evento é que a 11ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos crie uma reflexão sobre a diversidade e aumente as mobilizações ligadas aos assuntos abordados pelos filmes e debates.

SERVIÇO: 

11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos  Goiânia

Quando: de 16 a 23 de maio de 2017

Horário: 19h 

Onde: Cine Cultura (Praça Cívica) e Cine UFG (Prédio da Faculdade de Letras UFG – Campus Samambaia)

Entrada gratuita

Informações e programação: www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br