Mostra Cinema e Direitos Humanos exibe filmes sobre diversidade e homenageia cineasta Laís Bodanzky

- Data da notícia: 16 de maio de 2017

- Veículo/Fonte: O Popular

- Link direto da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/mostra-cinema-e-direitos-humanos-exibe-filmes-sobre-diversidade-e-homenageia-cineasta-la%C3%ADs-bodanzky-1.1276200

Segregação indígena e a luta pela preservação do patrimônio imaterial. Os direitos da pessoa com deficiência e as dificuldades enfrentadas pela mobilidade urbana. As tradições culturais nordestinas e a sua ampliação no cotidiano de comunidades do sertão. Diversidade sexual e cidadania LGBT. Como um recorte contemporâneo do cinema nacional, a Mostra Cinema e Direitos Humanos chega à sua décima primeira edição amanhã, com uma programação que conta com 37 filmes exibidos em 22 sessões, todas gratuitas, no Cine Cultura, localizado no Centro Cultural Marieta Teles.

Realizado pelo Ministério de Direitos Humanos e sob labuta regional do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), até a próxima terça, 23, a mostra será realizada integralmente nas 26 capitais do País e no Distrito Federal. Para hoje, na abertura, será exibido o filme Depois Que te Vi, de Vinicius Saramago, ficção que narra a história do jovem autista Gustavo, que se apaixona e se esbarra em desventuras enfrentadas por pessoas com deficiência. Em seguida, também será apresentado o filme De que Lado me Olhas, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, sobre diversidade sexual e cidadania LGBT.

Como um panorama fílmico para cinéfilos e profissionais de diferentes áreas de atuação, o circuito principal da Mostra de Direitos Humanos conta com curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática, que abordará questões de gênero, e Homenagem, com foco na obra da cineasta Laís Bodanzky. Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil e que exibirá outros oito curtas escolhidos à dedo pela curadoria do evento.

A proposta é promover um painel de filmes que reiteram a dimensão social e política dos direitos humanos e integrar temas que fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas. “Trata-se de uma mostra pra gerar reflexão e mobilizar pessoas a pensarem sobre esses temas que são tão importantes para nós, principalmente em um momento em que precisamos reafirmar os valores dos direitos humanos e o respeito às diferenças. O Icumam em todas as suas atividades acredita no cinema como instrumento de democratização e reflexão. É uma verdadeira Central do Brasil”, aponta a coordenadora da mostra em Goiânia, a produtora cultural Maria Abdalla.

Discussão

Além da exibição de filmes, a Mostra de Direitos Humanos ainda promove encontros, discussões e debates sobre determinados temas que envolvem cinema e igualdade. No domingo, por exemplo, a partir das 17 horas, o Cine Cultura recebe um debate sobre gênero após a exibição dos filmes Madrepérola, de Deise Hauenstein, e Meu Nome é Jacque, dirigido por Angela Zoé. A mesa conta com a presença de Rafaela Lincoln Lima, que pesquisa Estudos Literários na Universidade Federal de Goiás (UFG), e com Sarah Magalhães Urbieta, conselheira Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O debate será mediado por Camila Borges, integrante e cofundadora do coletivo feminista Pagu.

11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Goiânia
Data: 16 a 23 de maio
Horários: Conferir programação a seguir
Local: Cine Cultura, Centro Cultural Marieta Telles Machado, Praça Cívica, Centro