Pesquisadora da UFG é a próxima convidada do Ciclo de Estudos "O Museu e seus Saberes"

- Data da notícia: 19 de maio de 2017

- Veículo/Fonte: O Hoje

- Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/essencia/n/133217/t/pesquisadora-da-ufg-e-a-proxima-convidada-do-ciclo-de-estudos-o-museu-e-seus-sa

O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) recebe, nesta sexta-feira (19), o quarto encontro do Ciclo de Estudos O Museu e seus Saberes. O tema da palestra marcada para as 14h, no Auditório Tadeu Batista, é A Responsabilidade Social do Museu. A convidada é a professora Camila Moraes.

Ela vai falar sobre “as relações possíveis entre museus e responsabilidade social” e “problematizar essas questões a partir da análise de como os discursos museológicos constroem identidades de gênero, étnico-raciais e de classe”. “Em que medida os museus podem se eximir da responsabilidade pelos discursos que emitem? Vamos apresentar diferentes possibilidades de ação museal voltadas a ampliar a participação e a ressonância dos museus na sociedade”, acrescenta.

O público-alvo são estudantes, artistas, professores, servidores públicos e outros interessados no tema. A inscrição é gratuita e dá direito a certificado de participação para universitários.

O Ciclo de Estudos O Museu e Seus Saberes é uma realização do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás), em parceria com a Gerência Especial de Museus e Galerias da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O evento tem o apoio do Centro Cultural Oscar Niemeyer e do Governo de Goiás.

Camila Azevedo de Moraes Wichers é bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Arqueologia também pela USP e ainda doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Estuda as reapropriações do patrimônio cultural a partir do olhar museológico, com ênfase nos processos de seleção, ressignificação e socialização do patrimônio arqueológico. Tem especial interesse no diálogo entre as abordagens pós-processuais da Arqueologia com a Museologia Social, articuladas às discussões de gênero.

Atualmente, é professora adjunta da graduação em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua no Laboratório de Arqueologia do Museu Antropológico e participa do Colegiado do Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.

SERVIÇO :

Ciclo de Estudos “O Museu e seus Saberes” – 4º encontro