Seminário capacita professores para o combate ao preconceito racial nas escolas

Data: 26 de maio de 2017

Fonte/Veículo: SEDUCE

Link direto da notícia: http://site.seduce.go.gov.br/educacao/seminario-capacita-professores-para-o-combate-ao-preconceito-racial-nas-escolas/

Encontro será realizado no Paza Inn Augustus Hotel no período de 29 a 31 de maio

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da Superintendência de Ensino Fundamental, promove mais uma edição do Seminário de Educação para Relações Étnico-Raciais. O evento será realizado entre os dias 29 e 31 de maio, no Paza Inn Augustus Hotel, e seu intuito é capacitar ainda mais os profissionais da rede pública estadual para combaterem o preconceito racial e promoverem o respeito às diferenças raciais dentro das escolas.

O encontro será aberto na próxima segunda-feira, 29/5, às 19h, com apresentações culturais seguidas por uma conferência sobre a “Cosmovisão das Culturas: Negros, Índios e Ciganos no Brasil!”, com a professora Janira Sodré (PUC/Go) e o professor Marcos Antônio Cunha Torres (UEG).

A programação do Seminário inclui mesas redondas com os temas “Educação e Estratégias de Combate ao Racismo na Escola” e “Descolonizar o Currículo para Promover Educação Antirracista e Valorização das Culturas Negras e Indígenas”, minicurso sobre “Identidade e Diversidade Cultural na Sala de Aula”, além de oficina de Beleza Negra e exibição de filmes.

Os temas serão debatidos com a participação de professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e representantes da Secretaria Cidadã e do Ministério Público de Goiás.

Informações pelos telefones (62) 3201-3256, 3201-3215 e 3201-3217.

Lei federal

O Seminário está fundamentado na Lei federal 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo das escolas públicas e particulares da Educação Básica e na Resolução nº 01, de 17 de junho de 2004, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Confira a programação completa em anexo: