Congresso promove debates sobre políticas públicas na América Latina

Data: 15 de junho de 2017

Fonte/Veículo: Notiventer

Link direto da notícia: http://noticenter.com.br/n.php?CATEGORIA=56&ID=16284&TITULO=congresso-promove-debates-sobre-pol-ticas-p-blicas-na-am-rica-latina

Congresso promove debates sobre políticas públicas na América Latina

Os desafios e as perspectivas das políticas públicas na América Latina serão temas de debates na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), entre os dias 21 e 23 de junho (quarta e sexta-feira). O Congresso Internacional de Políticas Públicas reunirá pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas de diversos países, em discussões que abrangem as áreas de educação, gênero, meio ambiente e saúde.

Durante os três dias, haverá debates, apresentação de trabalhos científicos, conferências, oficinas e exposição de artes no Espaço Multiuso da Univali. O 6º Encontro Mãos de Vida também integra o congresso e discutirá as práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do tema "Liberdade e Espiritualidade para um Viver Saudável". Conferencistas de renome mundial participarão das atividades e a expectativa é de que o evento reúna cerca de 1,5 mil pessoas, com apresentação de 320 trabalhos acadêmicos.

No primeiro dia (21), os docentes Luciane Stallivieri, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Paulo Márcio Cruz, da Univali, serão os debatedores da mesa redonda "Olhares sobre a educação e a política de internacionalização universitária". Políticas públicas de desenvolvimento e sustentabilidade estarão em discussão entre os professores Rubens Born, da Universidade de São Paulo e da Comissão Econômica para a América Latina e para o Caribe (Cepal); Javier Gonzaga Valencia Hernandes, da Universidade de Caldas, da Colômbia; José Antônio Tietzman e Silva, da Universidade Federal de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; e Rogério Silva Portanova, da UFSC.

Na área da saúde, mesas redondas tratarão de assuntos como:  os desafios e possibilidades na formação; o papel da residência multiprofissional e residência de medicina da família e da comunidade; desafios e perspectivas no cuidado em saúde e as políticas públicas na sociedade de consumo; e a sociedade de medicalização e as políticas públicas na América Latina. Destaca-se a participação dos pesquisadores Giglio Prado, da Asociación Latinoamericana de Medicina Social (Alames), da Argentina, e de Ricardo Burg Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No campo da pesquisa, as políticas públicas serão debatidas pelos professores Leonardo Secchi, da Universidade do Estado de Santa Catarina; Valdir Cechinel Filho, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Univali; José Everton da Silva, coordenador do curso de Direito da Univali; e Jorge Hector Morella Júnior, coordenador do curso de Relações Internacionais da Univali.

Questões de gênero também estarão em foco, em uma mesa redonda com Laura Albaine, da Universidade de Buenos Aires, referência internacional no assunto, e com Joana Maria Pedro, da UFSC.

O evento é uma realização do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, com apoio do Centro de Ciências da Saúde da Univali. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área de Saúde e Esportes.