UFG é bicampeã no rugby 7 masculino

Data: 24 de junho de 2017

Fonte/Veículo: CBDU

Link direto da notícia: https://www.cbdu.org.br/ufg-e-bicampea-no-rugby-7-masculino/

O jogo que encerrou a Liga do Desporto Universitário de Rugby Seven na cidade de Uberlândia aconteceu no fim da tarde deste sábado, 24, entre a anfitriã UFU e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os dois times têm mantido tradição no campeonato. Em 2015, última edição da LDU na modalidade, a briga pelo ouro foi entre as mesmas equipes. Vitória dos goianos. Hoje, a chance da revanche ficou para outra oportunidade.

Nenhum ponto marcado. Os primeiros sete minutos fizeram a torcida se esgoelar. UFU e UFG tinham representatividade na arquibancada. Esta modalidade é um dos esportes que exige mais contato físico entre os jogadores. Para quem não acompanha, fica difícil identificar o que é do jogo e o que merece punição. Nem todo mundo sabia porque as faltas eram marcadas. Mas todo mundo queria comemorar os pontos do seu time. Que demoraram. Mas chegaram. Pelo menos para Goiás.

A segunda etapa, igualmente equilibrada, seguia no 0 a 0. Até que o ponta Vinícius Ferreira Lopes aproveitou um buraco na área central do campo e correu para o vazio, em direção à linha de fundo. Ninguém à sua frente para o frear. Não importava o quanto os jogadores de Uberlândia corressem. O camisa 11 era mais rápido. Bola no chão, depois da linha de fundo. O chute em direção às traves não foi desperdiçado. Try e conversão assinalados. Os primeiros sete pontos dos goianos estavam garantidos. Desespero para os uberlandenses. Poucos minutos para o fim da partida.

Tudo ou nada. Foram para cima. O objetivo era não desperdiçar sequer um segundo. Tiveram duas boas oportunidades. Na última, perderam a bola perto do objetivo, num chute que esbarrou nos jogadores adversários e sobrou. A UFG estava mais perto. Bola debaixo do braço. Corrida de lebre. Mais uma vez, bola no chão após a linha do gol. Conversão feita com sucesso. Sete pontos se somaram aos anteriores. Fim de jogo. Universidade Federal de Goiás 14, UFU 0.

Vinícius Lopes comemora sua primeira participação na LDU de Rugby 7 com a coroação máxima. “Experiência sensacional, não tem explicação. É o meu primeiro passo numa escada longa. Há muito para evoluir como pessoa, como atleta e como equipe”. Para o camisa 11, “o céu é o limite”.

Bronze

Na disputa pelo bronze, entre a Universidade Federal de Tocantins (UFT) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), o placar foi apertado. Contra um try dos paraenses, os tocantinenses marcaram dois. Nenhuma conversão durante o jogo. Resultado final: 10 a 5 para a UFT.

Liga do Desporto Universitário de Rugby Seven

A Liga do Desporto Universitário de Rugby Seven é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). O campeonato reúne atletas dos estados de Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Ao todo, nove equipes competem nas categorias masculina e feminina.

Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFU.

Por Josielle Ingrid Moura, estudante de Jornalismo