Mulher Maravilha é exemplo máximo de representatividade feminina na cultura pop, aponta pesquisa

Data: 03 de julho de 2017

Fonte/Veículo: Portal 730

Link direto da notícia: http://portal730.com.br/noticias/comportamento/72461-mulher-maravilha-e-exemplo-maximo-de-representatividade-feminina-na-cultura-pop-aponta-pesquisa

galgadotwonderwoman

A maior super-heroína de todos os tempos teve sua estreia nas telonas no início de junho, 75 anos após sua criação nas páginas das histórias de quadrinhos. A adaptação cinematográfica da Mulher Maravilha reacendeu discussões sobre a representatividade feminina na cultura pop.

A pesquisadora e estudante da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jaqueline dos Santos Cunha, conclui que a heroína, vivida mais recentemente pela atriz e modelo israelense Gal Gadot, é o exemplo máximo do empoderamento feminino entre os personagens das histórias em quadrinhos.

“Sem dúvida, ela se manteve em destaque durante estes 75 anos. Houve inúmeras outras heroínas, que tiveram um período de vida relativamente longo, mas nenhuma delas alcançou a longevidade da Mulher Maravilha”, afirma.

Outras figuras femininas no mundo dos super heróis sempre estiveram à sombra de personagens masculinos, como é o caso da Mulher Gato, nos filmes e desenhos de Batman, e da Super Girl, nas produções de SuperMan.

Embora o trabalho da pesquisadora se concentre na Mulher Maravilha, Jaqueline relembra que a primeira personagem feminina, criada por uma mulher, surgiu nos anos 40, com a Miss Fury, anteriormente criada como Black Fury, uma heroína que se vestia de gato, criada pela estadunidense June Tarpé Mills.

O último filme da Mulher Maravilha, superou os US$ 100 milhões logo no primeiro final de semana da estreia. No entanto, a primeira aparição de Gal Gadot na pele da heroína ocorreu no filme Batman VS Superman – A Origem da Justiça.