UFG fica entre as 60 melhores universidades da América Latina em ranking internacional

Data: 20 de julho de 2017
Fonte/Veículo: Jornal Opção
Link direto da notícia: http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/ufg-fica-entre-as-60-melhores-universidades-da-america-latina-em-ranking-internacional-100339/

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da UFG | Foto: Fernando Leite

A Universidade Federal de Goiás (UFG) figura entre as 60 melhores universidades da América Latina, em ranking mundial divulgado nesta quinta-feira (20/7) pela instituição britânica Times Higher Education (THE).

Ao todo, foram analisados 13 índices de desenvolvimento, que incluem ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perfil internacional. Foram quase 1 mil instituições de ensino superior avaliadas em todo o mundo.

Em 2017, a UFG ficou em 53º lugar, com nota geral de 38,9, à frente de outras federais brasileiras, como a do Paraná (UFPR) e do Rio Grande do Norte (UFRN). O melhor índice obtido pela goiana foi em citações, de 47,8.

No entanto, apesar do destaque, a discrepância entre a UFG e as duas primeiras colocadas, que também são brasileiras (Unicamp, que lidera o ranking, e a USP, vice-campeã), é gritante. A Universidade Estadual de Campinas obteve 87,9 de média geral, enquanto a Universidade de São Paulo, 87,5.

São 18 instituições brasileiras entre as 50 mais bem colocadas, o maior número entre os países da latino-americanos. Em segundo lugar está o Chile, com 13. Vale destacar que não há nenhuma universidade latino-americana entre as 100 melhores do mundo, sendo que a melhor colocada está apenas entre as 300.

Veja abaixo o ranking das brasileiras:

Universidade Colocação entre as brasileiras Colocação na América Latina
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFG-MG) 11º
Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) 12º