Exposição revela a dor das crianças vítimas do Holocausto

A exposição "Os Desenhos das Crianças de Terezín", que reúne 100 desenhos e 11 poemas de crianças vítimas do Holocausto, pode ser vista até a próxima sexta-feira, no Parthenon Center.

A Embaixada de Israel e a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Municipal de Goiânia promovem a exposição Os Desenhos das Crianças de Terezín. A mostra teve início em 26 de abril, instituído por lei como Dia Municipal em Memória às Vítimas do Holocausto e Contra o Terror e o Preconceito. A iniciativa é da vereadora Cidinha Siqueira (PT), que preside a CDH.

A exposição é composta por 100 desenhos e 11 poemas produzidos por crianças prisioneiras do Gueto de Terezín, na República Tcheca, durante o obscuro período da Segunda Guerra Mundial. Entre 1939 e 1945, 15 mil crianças judias permaneceram no campo de concentração sob o terror do regime nazista. Suas impressões, sofrimentos, esperanças estão estampadas nos trabalhos.

Os Desenhos das Crianças de Terezín viajou o mundo e pela primeira vez é trazida a Goiânia. "É uma oportunidade ímpar de contribuirmos para que este período de terror não seja esquecido jamais, como sendo um dos mais terríveis da história da humanidade", frisa a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia, Cidinha Siqueira. O Holocausto vitimou um terço do povo judeu durante o nazismo.

A exibição do documentário Holocausto Nunca Mais abre a exposição, que se estende até o próximo dia 4 de maio, no Edifício Parthenon Center, no Centro. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Serviço:

O que: Exposição Os Desenhos das Crianças de Terezín.
Onde: Sede da Orquestra Sinfônica de Goiânia – Edifício Parthenon Center, 9º Andar.
Endereço: Rua 4, Centro, sala 904.
Quando: De 26 de Abril a 4 de maio.
Horário: Das 8h às 19h.
Entrada franca.
Informações: (62) 8409-4106 e 3524-2895

Fonte: Assessoria de Imprensa