UFG sedia encontro de planetários da América do Sul

Data: 02 de agosto de 2017
Fonte/Veículo: Portal 730
Link direto da notícia: http://portal730.com.br/noticias/politica-e-cidades/73388-ufg-sedia-encontro-de-planetarios-da-america-do-sul

ufg

Entre os dias 02 e 05 de agosto de 2017, o Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia o “X Encuentro de la Asociación de Planetarios de América del Sur”. O “Encuentro” da Asociación de Planetarios de América del Sur (APAS) é um evento que ocorre em um dos planetários desta região continental. A Associação Brasileira de Planetários, por meio de seus encontros nacionais quer colaborar para a reunião e o fortalecimento dos Planetários do Cone Sul, do Mercosul e, finalmente, da APAS que, como associação irmanada, quer continuar colaborando para a integração dos planetários no Brasil e na América do Sul.

A APAS conta hoje com aproximadamente 20 planetários institucionais associados e 15 planetários móveis, além de 200 sócios individuais de 9 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai). As atividades do evento contarão com a assembleia geral, duas mesas redondas (Los planetários en la educación no formal; La gestión y la financiación de los recursos de las asociaciones de América del Sur); apresentações orais, duas oficinas (Enseñanza de la Astronomia com kits didácticos; Canciones para planetários) e duas palestras (Astronomía, Cultura y Planetarios).

Neste X Encontro, as comunicações orais abordarão ações de divulgação científica e a educação básica, apresentação de dados históricos e a situação atual de algumas instituições e relatos de experiências das atividades dos planetários. O XI Encuentro de la APAS será no Planetario Ciudad de La Plata, Argentina em 2019.

Conforme o estatuto da APAS assume a presidência da mesma até a realização do próximo encontro o professor Juan Bernardino, diretor do Planetário da UFG e atualmente presidente da Associação de Planetários do Brasil (ABP).

Confira aqui a programação completa do evento