Google faz homenagem a Cora Coralina

Data da notícia: 20 de agosto de 2017

Veículo/Fonte: Jornal Diário de Goiás

Link direto da notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/79326-google-faz-homenagem-a-cora-coralina

doodle cora coralina

A poetisa goiana Cora Coralina ganhou uma homenagem do Google na data que se celebra o 128º aniversário de nascimento dela. Um Doodle que é uma versão modificada do logotipo do Google, usado especialmente para feriados, aniversários de pessoas famosas e eventos importantes, foi destacado na página inicial do mecanismo de busca, neste domingo (20).

Cora Coralina nasceu na Cidade de Goiás no dia 20 de agosto de 1989 e morreu em 10 de abril de 1985. O nome Cora é um pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Mesmo vários anos após a morte dela, é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade.

Cora era doceira de profissão, viveu longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Cora Coralina recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFG (1983). E, logo depois, no mesmo ano, foi eleita intelectual do ano e contemplada com o Prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores. Dois anos mais tarde, veio a falecer.