Doutorado-sanduíche na França

Contemplados terão despesas pagas, com possibilidade de título ser reconhecido pelos dois países.

Até o próximo dia 31 de outubro estarão abertas as inscrições para  intercâmbio de doutorandos. Dependendo da modalidade requerida, o título poderá ser reconhecido pelos dois países. O intercâmbio conta com a parceria do Conselho de Presidentes de Universidades da França (CPU), vinculado ao Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro (CDFB). 

      As bolsas de estudos estão disponíveis na modalidade doutorado-sanduíche, em regime de co-orientação ou co-tutela. No primeiro, o doutorando permanecerá na França por 12 meses. Já para o regime de co-tutela, o período poderá se estender por 18 meses - neste caso,  há  possibilidade do reconhecimento mútuo do título pelos países.

     Na bolsa, os contemplados receberão o benefício de 1,1 mil euros mensais (aproximadamente R$ 2,9 mil), auxílio instalação, seguro saúde, mais a passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional. É bom ressaltar que os doutorandos devem possuir de preferência, notas com o aproveitamento igual ou superior a 5.

     Os interessados precisam estar matriculados em cursos de doutorado. É necessário que os cursos já estejam avaliados pela Capes (Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O programa tem como objetivo formar recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, em ambos os países.  

    Em janeiro de 2008 ocorrerá a divulgação dos resultados após avaliação das propostas pelo Comitê de Reitores. As atividades na França estão previstas para começar a partir de fevereiro de 2008. Para os interessados, mais informações poderão ser obtida no seguinte endereço:http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/franca/colegio_doutoral.html                  

Fonte: Agência Ufg