Direito para todos

Apesar de discutir temas polêmicos e interessantes, seminário foi pouco prestigiado
 
        Debates sobre a pena de morte, violência, democracia, políticas afirmativas nas universidades, liberdade individual, direitos homoafetivos e cadeia perpétua, por exemplo, foram temas do seminário sobre Direitos Humanos e Democracia realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Universidade Católica de Goiás (UCG) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no início do mês, em Goiânia. O evento foi composto por apresentações de conferências, mesas-redondas e comunicações sobre temas importantes para a Faculdade de Direito e contou com a participação de acadêmicos, professores e especialistas de universidades de todo país, além de palestrantes estrangeiros.
        Para o professor da Faculdade de Direito e membro da comissão organizadora do seminário, João da Cruz Gonçalves Neto, o evento foi muito bom não só pela qualidade dos trabalhos apresentados, mas também pela oportunidade de partilhar pesquisas com outras universidades do país. Segundo ele o projeto não foi fácil de ser realizado, devido à sua grandeza, mas afirma que novos seminários desse tipo estão previstos, buscando parcerias para melhorá-lo, e fazer da Faculdade de Direito, em Goiás, uma referência regional e nacional no debate e pesquisas acadêmicas.
        Entre os alunos, foi unânime a opinião de que o Seminário sobre Direitos Humanos e Democracia foi de extrema importância para o acadêmico de Direito. Para a estudante da UFG, Atena Jorge de Almeida, que participou como espectadora, as palestras sobre Kelsen, Marx e Rousseau são importantíssimas para o seu futuro profissional. Para o estudante Guilherme Martins Teixeira Borges, que falou sobre Direito no Oriente, o evento promoveu discussões de grande relevância para a área jurídica, com destaque para o tema da Pena de Morte. Outra acadêmica de Direito da UFG, Ludmilla Evelin de Faria, que tratou dos direitos da criança, falou que a importância vai além. “A discussão proposta pelo seminário é algo de grande relevância não apenas para o mundo jurídico, mas também para todas aquelas áreas em que a sociedade é colocada como objeto de estudo”, diz Ludmilla.
        Para a maioria dos alunos entrevistados, porém, a participação do estudante de Direito, em geral, foi pequena e o evento foi pouco prestigiado. Para Camila Gomes Delalibera, a participação do acadêmico de Direito foi muito pequena, principalmente na condição de espectadores, mesma opinião do também estudante Tiago Felipe de Oliveira. Outro acadêmico da área, Victor Curado Silva Pereira, que participou falando sobre o tema A Democracia em Kelsen, disse que a participação foi pequena como em todos os seminários do gênero e atenta para a importância da participação em eventos como esse. “Acho que os estudantes de Direito deveriam participar mais desse tipo de evento, pois possibilita uma visão mais rica do nosso objeto de estudo”.
         O Seminário sobre Direitos Humanos e Democracia foi realizado não só na Faculdade de Direito da UFG. A Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) no Campus II da UFG e a Universidade Católica de Goiás (UCG), em suas áreas II e IV, abrigaram também as palestras, mesas-redondas e comunicações, o que em tese deixou o seminário bastante acessível.

Fonte: Agência UFG