Bartira Macedo será a primeira mulher na direção da Faculdade de Direito da UFG

Nova diretoria será empossada às 19h desta terça-feira, no Salão Nobre da unidade

Será empossada nesta terça-feira (1/8) a nova diretoria da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), formada pela professora Bartira Macedo de Miranda Santos e pelo professor Saulo de Oliveira Pinto Coelho. Bartira é a primeira mulher a ocupar a direção da Faculdade de Direito, onde cumprirá um mandato de quatro anos. A cerimônia de posse será às 19h, no Salão Nobre da unidade, na Praça Universitária.

A professora faz parte do quadro da UFG há 11 anos, tendo sido coordenadora do curso de Direito entre 2011 e 2012. Bartira é doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e se dedica às disciplinas de Direito Processual Penal e Direito Penal. Em março de 2017, organizou na UFG o primeiro encontro de mulheres criminalistas do país. A docente também é conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Goiás, foi diretora do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais em Goiás (Adufg) por dois mandatos e é associada ao Fórum Brasileira de Segurança Pública.

Histórico

O curso de Direito foi criado em 1898 como Academia de Direito de Goiás, uma das primeiras a serem implantadas no país, precedida pelas Faculdades de Recife, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Ouro Preto. Em 1915, a Academia foi tornada Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais e cinco anos depois passou a se chamar Faculdade de Direito do Estado de Goiás. Sua federalização aconteceu em 1959, 22 anos depois de ter transferido sua sede para Goiânia, a nova capital. Atualmente, além do curso de graduação, a FD/UFG possui cursos de Especialização, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional.

Fonte: Ascom UFG