Espaço para interação conta com a ajuda de monitores

Data: 29 de março de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/espa%C3%A7o-para-intera%C3%A7%C3%A3o-conta-com-a-ajuda-de-monitores-1.814892

Para atender aos alunos cotistas, tanto de escolas públicas quanto de quilombos e índios, a Universidade Federal de Goiás (UFG) criou um espaço para interação, com núcleos-livres de matemática inclusiva, práticas textuais, cidadania e química, que conta com a ajuda de monitores. Somente em Goiânia são 450 monitores remunerados, além de 100 em Jataí, 40 em Catalão e 8 na cidade de Goiás, fora outros 321 voluntários. Apesar de a ideia original ser dar apoio pedagógico para cotistas, os demais alunos também começaram a procurar o serviço.

As cotas

A Universidade Federal de Goiás dedicou neste ano 40% das vagas para o sistema de Reserva de Vagas. Em 2016, este índice deverá ser de 50%.

Ao todo, são definidos quatro tipos de cotistas: alunos de escolas públicas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (atualmente R$ 1.182,00); alunos de escolas públicas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; alunos de escolas públicas, independentemente da renda familiar, e alunos de escolas públicas, independentemente da renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.