Na Unimed Goiânia teleaula orienta médicos sobre o manejo clínico de pacientes com dengue

Data: 02 de abril de 2015

Fonte/Veículo: EasyCoop

Link direto para a notícia: http://cooperativismo.org.br/Noticias/View.aspx?id=29239

02/04/2015

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS / Escola Estadual de Saúde Pública "Cândido Santiago", e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás lançaram a primeira teleaula de atualização sobre o manejo clínico de pacientes com dengue para os médicos goianos. O objetivo é orientar os médicos sobre o diagnóstico precoce e o tratamento da doença neste período de epidemia.

O vídeo de 28 minutos é apresentado pelo médico cooperado infectologista Boaventura Braz de Queiroz e contém informações técnicas direcionadas à classe médica. Didático e resumido, ele traz informações fundamentais para garantir a segurança do paciente e possui orientações sobre condutas primordiais no primeiro atendimento de casos suspeitos, assim como a detecção precoce da doença.

Na aula, o infectologista ressalta que a pessoa com dengue que não for diagnosticada em tempo hábil, não tiver acompanhamento e manejo clínico adequados poderá vir a óbito, isso porque a doença é dinâmica e pode evoluir rapidamente. Ele destaca ainda que os médicos também devem ficar atentos a outras doenças, como Malária e Febre Chikungunya.

"Recomendamos aos nossos médicos cooperados que acessem as informações produzidas pela Secretaria Estadual de Saúde e UFG. Consideramos muito importante a disseminação do conhecimento científico", afirmam os diretores dos Recursos e Serviços Próprios I e II, Dr. Ricardo Esperidião e Dr. Pedro Jorge Gayoso.

Unimed GO