A melodia da poesia

Data: 04 de abril de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/a-melodia-da-poesia-1.819623

04/04/2015 05:05Não informado

Bruno Félix

Vários poetas, mesmo sem a mínima intenção de se tornarem parceiros musicais, tiveram suas obras transformadas em músicas por cantores e compositores. Foi assim com Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, entre outros. O mesmo desafio foi assumido pelo cantor e professor goiano Cleiton Scott que escolheu 17 poemas do paraibano Augusto dos Anjos (1884-1914) para compor o repertório do seu novo disco, Apóstrofe à Carne.

O álbum, segundo da sua carreira, o primeiro foiMovimento Humano (2011), foi produzido de forma independente e gravado de dezembro de 2012 a março de 2013 e lançado recentemente. Participaram dos arranjos Bororó (contrabaixo e vocais) e Jairo Reis (violão, guitarra e teclados). Entre as participações especiais, estão o trompetista Manassés Aragão e o cantor Carlinhos P.O Box. “Foi um trabalho que saiu do meu suor e da minha lágrima. Tudo artesanal”, lembra Scott.

INTERESSE

O interesse pela obra de Augusto dos Anjos começou na vida do artista goiano em 1991, quando ele ainda cursava o terceiro ano do ensino médio durante as aulas em uma escola no Jardim Balneário Meia Ponte. Nessa fase de adolescente, ele já era compositor, mas não tinha ligação com poetas. “Fiquei tão encantado que escrevi, em 92, um livro de sonetos inspirados em Augusto dos Anjos. Pena que esse livro sumiu na casa da minha mãe. Lembro-me que havia coisas legais”, recorda.

Em 1994, ele entrou no curso de Letras da UFG e começou a se aprofundar em análise de poesias, graduou-se e ingressou no mestrado com um projeto sobre a obra de Augusto dos Anjos. O primeiro poema que ele transformou em música foi Versos Íntimos, em 1996 – a obra mais famosa do paraibano. “Não sou espírita, mas acho que a minha alma tem uma ligação tão profunda com o escritor, e, se eu quiser, musico todos os seus poemas. Basta pegar o violão e pronto, a canção sai naturalmente. Existe algo místico nessa relação. É mágica pura”, comenta.

Não informado