Pesquisa da UFG aposta em células-tronco para a cura da cegueira

Data: 07 de abril de 2015

Fonte/Veículo: Jornal O Hoje

Link direto para a notícia: http://www.ohoje.com.br/cidades/pesquisa-da-ufg-aposta-em-celulas-tronco-para-a-cura-da-cegueira/

Estudos estão sendo feitos em parceria com a Universidade de Harvard

TERÇA-FEIRA, 7 DE ABRIL DE 2015

Obter a cura para a cegueira é o objetivo da equipe do Centro de Referência de Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com o Shepens Eye Research Institute, que integra a Universidade de Harvard, localizada em Boston (EUA). O desafio é a obtenção de uma célula que se desenvolva dentro do olho e faça a reparação de tecidos lesados que originaram a perda da visão.

O estudo utiliza células-tronco derivadas da retina de fetos humanos que não chegaram a nascer (natimortos) e que são isoladas e multiplicadas para que possam ser utilizadas.

A pesquisa está em fase final. Após serem realizados todos os testes em animais, os estudos estão em avaliação por autoridades máximas dos Estados Unidos e Europa em regulação de pesquisa da área, a Food and Drug Administration (FDA) e European Medicines Agency (EMA).

Uma resposta positiva dessas organizações, que deve ocorrer nos próximos dias, autoriza posteriores testes em humanos. A equipe está otimista com a avaliação e planeja concluir pesquisa até 2016. (Assessoria)