Filarmônica apresenta concerto com mestres da composição

Data: 11 de abril de 2015

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://www.aredacao.com.br/cultura/56496/filarmonica-apresenta-concerto-com-mestres-da-composicao

Bethoven e Hadyn compõem repertório

Lorena Lara

Goiânia - A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza, no domingo do dia 19 de abril, mais uma apresentação da série "Concertos para a Juventude", que busca o resgate da tradição de concertos em manhãs de domingo e é dedicada à família goiana. Sob a regência do maestro ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero, o público poderá apreciar composições do período clássico de Beethoven e Hadyn.

Ao lado de Mozart, Beethoven e Hadyn são considerados a "Trindade Vienense". Os compositores austríacos estão entre os autores mais importantes e influentes da música de concerto ocidental. No repertório do domingo, estão a última sinfonia de Hadyn, datada de 1795, e o primeiro concerto de Beethoven, de 1806.

Ouvi-las juntas esclarece algo relevante - que professor e aluno foram influência, um para o outro. Beethoven foi aluno de Hadyn em Viena. Os dois se encontraram em 1792 e sua relação nunca foi harmoniosa. De um lado, Beethoven dizia que não aprendia nada com seu professor. Do outro, Hadyn reclamava das composições de seu aluno.

O maestro

Alessandro Borgomanero nasceu em roma e se formou mestre em 1992, pela Escola Superior de Música Mozarteum, em Salsburg. Continuou seus estudos com violinistas renomados e se apresentou como solista a frente de várias orquestras.

Vive em Goiânia desde 1999 e é professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de  Câmara Goyazes por quatro anos e a liderou por mais de 90 concertos em todo o Brasil.

Concertos para a juventude - Beethoven e Hadyn

Data: domingo (19/4)