Anastácios oxigena a Acia

Data: 20/04/2015

Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/economia/2015/04/anastacios-oxigena-a-acia.html

Manoel Vanderic  Especial para Diário da Manhã

De 1987 a 20125, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis viveu o ciclo de 28 anos de presidentes reeleitos, quebrado com a posse do empresário Anastácios Apóstolos Dagios para a sucessão de Luiz Medeiros Pinto, que comandava a entidade pela terceira vez. O recordista no cargo fora Ridoval Chiareloto, com quatro mandatos, enquanto Deocleciano Moreira Alves, Wilson de Oliveira e Ubiratan da Silva Lopes elegeram-se duas vezes. Líderes que transformaram a Acia numa das mais importantes entidades classistas do Centro-Oeste e procederam a Alexis Salomão, Mounir Naoum, Ruy Abdalla, Nelson de Abreu, Sultan Faluh, Nilson Teixeira, Silvio Constante e Gilson Amaral Brito no período pós-unificação das associações representativas do comércio e da indústria.

Ao ocupar interinamente a presidência da entidade por período breve e profícuo, Anastácios injetou sangue novo no movimento classista de Anápolis, ingrediente que faltava para a oxigenação da Acia. Casado, seis filhos, natural de Brasília, engenheiro civil graduado pela Universidade Mackenzie e engenheiro de segurança no trabalho, graduado pela Universidade Federal de Goiás e radicado em Anápolis, desde 1984, é homem de ação e empreendedor, sócio proprietário do Grupo Etenco (Etenco – Escritório Técnico de Engenharia Ltda.,Etenco Multiservice – Serviços de Terceirização Ltda., Etenco Management – Administração Predial / Real State Ltda. e  Pólo de Empreendimentos Trade Center – Jaiara Shopping). Classista, diretor do Sindicato da Indústria da Construção de Anápolis, notabilizou-se na vice-presidência da Acia e foi aclamado candidato único e eleito presidente para o mandato de 2015/2017.

A união da classe cacifou a associação na liderança do bloco de entidades que partilharam nas últimas décadas o esforço do setor produtivo pelo desenvolvimento socioeconômico do município. Desde a unificação e a criação da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, em 1971, Anápolis vive uma era de desafios e de união de esforços de suas autoridades e lideranças. Elo perfeito dos setores público e privado para transformar em paradigma o estigma da estagnação econômica, à beira da estrada, entre duas grandes capitais.

Do advento da Base Aérea à fundação da Cebrasa. Da implantação do Daia até a consolidação do Pólo Farmacêutico. Da inauguração da Cemina até a chegada da Hyundai. Da instalação do Porto Seco Centro-Oeste aos trilhos da Ferrovia Norte Sul. Do reconhecimento da Faculdade de Ciências Econômicas até a efetivação da Universidade Estadual de Goiás. Do início das obras do Aeroporto Internacional de Cargas até a desapropriação da área da futura Plataforma Multimodal de Transportes. Da construção da Teuto e da Neoquímica até a incorporação de ambas pela Pfizer e pela Hypermarcas. Da edificação do Centro de Convenções de Anápolis ao lançamento do Parque Tecnológico de Anápolis. Da estruturação do Polo Logístico à realidade do Polo Universitário. Da era dos armazéns atacadistas até a geração dos shoppings e das grandes lojas de departamento. Da verticalização ao surgimento de condomínios horizontais. Dos viadutos urbanos ao viaduto do Daia. Da duplicação das rodovias Anápolis-Goiânia e Anápolis-Brasília ao moderno anel viário. Páginas de fé e de coragem, escritas com a participação decisiva dos líderes da Acia e das entidades coligadas, impressas nas cores do otimismo e da perseverança, com as tintas do bairrismo e do entusiasmo.

O futuro reserva algo acima da imaginação para Anápolis, a partir da era da logística tecnológica integrada, que tornará a sua economia altamente competitiva. Tudo conspira a favor de Anápolis, graças aos macroprojetos estruturantes que sinalizam desenvolvimento acima da média nacional. Economia forte com sustentabilidade e qualidade de vida é o desafio da cidade eixo do maior corredor de desenvolvimento do País depois de São Paulo e Rio de janeiro.

Com a ascensão de Anastácios Apóstolos Dagios, a Acia inicia uma nova era de lutas pela união e valorização da classe empresarial,  através do fortalecimento da entidade, do aumento do quadro de filiados e da prestação de serviços, do início construção da nova sede e determinação para enfrentar os desafios do futuro sustentável de Anápolis.

(Manoel Vanderic, jornalista)