Praça Cívica

Data: 20/04/2015

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/opiniao/cartas-dos-leitores-1.145041/confira-a-opini%C3%A3o-de-nossos-leitores-1.831709 

 

Em 10 de abril, o jornal O POPULAR veiculou uma carta do Senhor Px Silveira a respeito da escultura que homenageia o fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. A referida escultura foi encomendada em 1991 para Neusa Moraes, artista plástica e professora da UFG, na gestão do Prefeito Nion Albernaz, por meio de seu Secretário de Cultura, José Mendonça Telles. A intenção do grupo era instalar a obra no Morro da Serrinha, remontando à história de Goiânia, já que, segundo conta-se, foi lá do alto que Pedro Ludovico definiu que esta terra seria a nova Capital de Goiás.

 

Em 2007, foi recomendando à Prefeitura a criação de um parque ambiental no Morro da Serrinha, mas o projeto não foi viabilizado pela Prefeitura. Assim, sem a proteção e segurança de um entorno adequado, a Agepel consultou vários pesquisadores e entidades que, depois de longa análise, encontraram o local onde a obra está desde 2010: a Praça Cívica de Goiânia, no canteiro da lateral do Palácio Pedro Ludovico.

 

Sobre a jornada pela qual passou a escultura, esclarecemos que existe um rico dossiê documental elaborado pela antiga Agepel sobre o assunto. Reforçamos também a coragem e empenho da presidência da Agepel no período da implantação da obra, que não mediu esforços para dar à artista o reconhecimento por seu valoroso trabalho e para homenagear merecidamente o fundador desta cidade. Homenagem esta que perdura no nome da Praça, do antigo Centro Administrativo, no busto em frente ao Palácio das Esmeraldas, e em tantos outros cantos, reforçando nossa identidade e memória como cidadãos goianienses. A esta missão, o Iphan, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, tem o prazer de dedicar seus esforços, zelando pela preservação do patrimônio cultural brasileiro.

 

Salma Saddi Waress de Paiva

Superintendente do IPHAN em Goiás