UEG completa 16 anos com foco na pós-graduação

Data: 23/04/2015

Veículo: Portal Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/ueg-completa-16-anos/

Presente em 39 cidades do Estado de Goiás, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem o compromisso de oferecer formação superior gratuita e de qualidade à comunidade goiana. Há 16 anos, os 42 campus da Instituição estão presentes em cidades interioranas, oferecendo à população o acesso a 136 cursos de graduação gratuitos.

Dando continuidade ao processo de formação educacional superior, a UEG também oferece programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização, enquanto as stricto sensu são os programas de mestrado e doutorado. Na modalidade de especialização são 18 cursos, sendo 15 em modalidade presencial e três disponíveis em educação a distância.

Formação de docentes

Mantendo sua vocação inicial, a UEG promove a formação superior de profissionais que atuarão nas redes de ensino básica, média e superior. Instaladas na UEG em 1999, as Licenciaturas Plenas Parceladas (LPPs) formaram um programa de graduação para professores que já atuavam na rede de ensino, mas que não possuíam ensino superior.

Diversas licenciaturas são oferecidas pela Instituição, 16 anos após sua criação. Na pós-graduação stricto sensu, três programas de mestrado da UEG são voltados para aprofundar essa formação docente. Eles são orientados para práticas de ensino interdisciplinares, em diferentes áreas. São eles: Ciências Moleculares; Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (Mielt); e Ensino de Ciência (Mestrado Profissional).

Pesquisadores da UEG têm a possibilidade de concorrer a bolsas de pesquisa.

Fomento

Os pesquisadores da UEG matriculados em programas de mestrado têm a possibilidade de concorrer a três tipos de bolsas de pesquisa. Duas delas são oferecidas por agências de fomento à pesquisa: pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Além destas duas fontes de recursos, o programa próprio de bolsas da UEG também financia as bolsas de pesquisa de mestrado desenvolvidas na Instituição.

Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a UEG oferece, ainda, o Curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGE). Voltado para docentes efetivos da UEG, o objetivo do Dinter é a preparação e a qualificação de profissionais para atuarem na docência, na pesquisa e na produção de conhecimento em Educação.

Contribuição com a economia local

No 16º aniversário de criação da UEG, celebrado no dia 16 de abril, a Instituição recebe mais um programa de mestrado, totalizando dez cursos oferecidos em quatro cidades goianas: Anápolis, Ipameri, Morrinhos e São Luís de Montes Belos. O novo mestrado da UEG é intitulado Desenvolvimento Rural e Sustentável e será ofertado no Campus UEG São Luís de Montes Belos. Desenvolvimento Rural e Sustentável é um mestrado profissional, uma modalidade stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, com o objetivo de atender às demandas do mercado. Outro mestrado da UEG de modalidade profissional é o Ensino de Ciência, ofertado em Anápolis.

O novo programa de mestrado da UEG vem compor uma gama de cursos voltados para o estudo das particularidades do Cerrado, das práticas econômicas e culturais desenvolvidas em terras goianas e que afetam o bioma. Ações de conscientização e conservação ambiental também são parte do enfoque. Tal foco é, no todo, muito estimulado pelos programas de Pós-Graduação na UEG.

Segundo o professor Klayton José, coordenador do programa de Desenvolvimento Rural e Sustentável, o grande objetivo do novo mestrado é promover a capacitação dos profissionais que atuam na região. “O novo mestrado da UEG será um diferencial para a região de São Luís de Montes Belos. Uma das finalidades do programa é contribuir com o Arranjo Produtivo Local da Região Oeste do Estado de Goiás”, explica.

Confira, abaixo, todos os mestrados que são oferecidos pela Universidade Estadual de Goiás. Nos infográficos, você confere, também, a quantidade de bolsas que são oferecidas para cada um dos programas, lembrando que elas possuem duração máxima de dois anos.

* Texto da  Assessoria de Comunicação da UEG