Reformulação curricular marca primeiro dia do Seminário de Educação Integral

Data: 28 de abril de 2015

Fonte: Surgiu

Link da matéria: http://surgiu.com.br/noticia/196569/reformulacao-curricular-marca-primeiro-dia-do-seminario-de-educacao-integral.html

Dando sequência à programação do Seminário de Educação Integral, foi realizada na tarde desta terça-feira, 28, no auditório do Palácio Araguaia, uma mesa-redonda sobre Ressignificação Curricular. O segundo momento do Seminário, que reúne cerca de 300 educadores tocantinenses, foi aberto pelo secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, que ressaltou a importância da reflexão proposta, tendo em vista a série de mudanças ao nível de organização das escolas.

“É baseado nesta lógica de políticas públicas que situamos o estudo do currículo no contexto de políticas educacionais. Além disso, existem outros aspectos que reforçam a relação entre conhecimento, currículo e competitividade e os sistemas de formação que devem desenvolver competências para a sociedade do conhecimento”, pontuou.

Além do secretário da Educação, a mesa-redonda foi integrada pelo professor doutor Marcos Elias Moreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG) – que fez a exposição inicial da mesa e pelos debatedores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) José Damião, Izabel Auler e Juliana Ricarte. A mesa de debates foi coordenada por George França, também doutor da UFT.

A exposição de Marcos Elias abordou inicialmente, o contexto de elaboração do novo modelo curricular de ensino. Segundo o professor, as escolas devem avaliar a maneira de lidar com os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, precisam implementar as disciplinas a partir da mudança curricular.  “A ressignificação do currículo deve levar em consideração uma nova organização que pressupõe a pedagogia não como ponto de partida, mas como ponto de chegada, pois a formulação de resultados da aprendizagem inscreve-se numa prática inovadora para os alunos”, disse.

O expositor admite, contudo, que a par das expectativas sociais por uma maior celeridade e racionalidade das soluções educacionais, o conceito de reformulação curricular consagrou uma valorização excessiva da atividade pedagógica dos educadores, tornando ainda mais urgente o processo e o comprometimento das escolas nesse quesito. “O projeto político pedagógico das escolas deve ser construído por todos, incluindo alunos, professores, gestores, e deve formar o estudante para vida, para o trabalho e para o exercício da cidadania”, definiu.

Para o professor Marcos Elias, o currículo deve ser estruturado de forma qualitativa, partindo do pressuposto de que o aluno deve ser bem recebido quando entra na escola e deve sair sabendo e conhecendo. “Formar o aluno por completo é plenamente possível, resta a nós fazer uma excelente trajetória, resta a nós fazer uma educação pra todos e de qualidade. Só assim, vamos formar o sujeito pra vida”, concluiu.

Após a palestra, os debatedores discutiram questões propostas sobre o tema proposto, incluindo as principais iniciativas das escolas para elaboração do novo modelo. Os posicionamentos dos participantes, apresentados durante a mesa-redonda, foram favoráveis sobre a necessidade de uma reformulação do currículo escolar. Entre outros pontos, os debatedores concluíram que o processo do novo conceito de aprendizagem, deve seguir  vertentes relacionadas ao tempo real de diálogo entre professor e aluno,  entre estudo e pesquisa, o uso das tecnologias de informação e comunicação e ainda práticas avaliativas consensuais entre professores e alunos. Por fim, os debatedores responderam os principais questionamentos dos participantes.

Programação

O Seminário de Educação Integral, que tem como tema: “ Ressignificação do currículo, do tempo, do espaço e das relações escolares”, segue nesta quarta-feira, 29.

Das 8h15 às 11h45 –Oficina 1 – Auditório da Assembleia Legislativa

Tema: Educação Integral - Pressuposto Teórico e Metodológico, com o professor Cláudio Pires Viana – UFG.

Das 8h15 às 11h45 –Oficina 2 – Auditório do Memorial Carlos Prestes

Tema: Ressignificação Curricular -Numa perspectiva integral e humanizada, com o professor Marcos Elias Moreira- UFG.