Semas e UFG iniciam curso Atualização em Políticas Públicas sobre Drogas

Data: 04 de maio de 2015

Veículo: Portal da Prefeitura de Goiânia

Link direto para a notícia: http://www.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=6633&fn=true

Formação será realizada até o dia 21 de maio e visa a capacitação de profissionais que atuam na rede de assistência social do município

 

Teve início na manhã desta segunda-feira, 04, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o curso 'Atualização em Políticas Públicas sobre Drogas'. Formação é uma parceira entre o Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa (Dapi), da Semas, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento (Nepev) e o Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas (CRR) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A primeira aula, que contou com a presença do vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, teve como tema a 'Psicofarmacologia: Classificação das Drogas e Efeitos no Organismo / Instrumentos de Detecção'. Assunto foi discutido pela biomédica e coordenadora do CRR/UFG, Tânia Maria da Silva e pela psicóloga e coordenadora adjunta do CRR/UFG, Lázara Lima.

A formação será realizada até o dia 21 de maio e visa a capacitação de profissionais que atuam na rede de assistência social do município e lidam com idosos e estratégias de prevenção ao uso de drogas. A intenção do projeto é ampliar a discussão e o conhecimento sobre as políticas públicas relacionadas às drogas em interface com as políticas de envelhecimento e assistência à pessoa idosa.

Professores da UFG e profissionais da área da saúde ministrarão os cursos, que possuem carga horária de 80 horas e são direcionados a diferentes públicos. O conteúdo inclui temas como qualidade de vida, políticas de saúde mental, redução de danos, promoção da saúde, garantia e defesa dos direitos da pessoa idosa e elaboração de propostas de intervenção com os grupos nos serviços.

Segundo a coordenadora do Dapi, Neide Nascimento, o curso pretende capacitar o profissional que atua nessa ampla e complexa rede, sendo, então, necessária a ampliação do conhecimento através de capacitações voltadas para o perfil desse segmento da população.

 

Por Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)