Definidas novas intervenções

Data: 12 de maio de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/definidas-novas-interven%C3%A7%C3%B5es-1.848966

Trecho que servirá de fuga para o tráfego da Região Metropolitana começará no Vale dos Sonhos

Trecho da BR-153

O novo traçado da BR-153 deve ser iniciado a partir do ponto próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) logo após o Vale dos Sonhos. De responsabilidade da empresa concessionária da rodovia, a Triunfo Concebra, o local foi escolhido para ser o início em razão do número menor de desapropriações que deverão ser feitas em relação ao outro ponto, na divisa entre Aparecida de Goiânia e Hidrolândia, conforme apurou O POPULAR.

As obras serão confirmadas hoje, com a visita do ministro de Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, a Goiânia e Aparecida. A visita foi acordada na semana passada, depois de audiência com os representantes municipais da empresa Triunfo Concebra e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Rodrigues quer conhecer os gargalos na BR-153 apontados pelos municípios para liberar as intervenções.

A previsão é que a obra comece no segundo semestre deste ano, o que é mais provável que ainda em julho, com prazo de dois anos para ser finalizada. A estimativa é válida também para as construções que serão realizadas no trecho urbano de Goiânia e Aparecida de Goiânia, quatro viadutos e três pontes (veja quadro). A empresa, no entanto, não confirma as datas nem mesmo o início do novo traçado da BR-153.

A precaução ocorre porque a maioria das intervenções ainda está com os projetos em análise pela ANTT. Isso ocorre nos casos das pontes em frente ao Country Clube, nos viadutos da Avenida Bela Vista, entre a capital e Aparecida, e o da Rua 2, no Jardim Goiás. No caso das pontes, serão três sobre o Ribeirão Santo Antônio.

A única confirmação para início é a do viaduto que dará o acesso ao Aeroporto de Goiânia, que será em julho próximo, conforme adiantou OPOPULAR na edição do dia 7 deste mês. Os viadutos que vão ligar o Centro histórico de Aparecida à Região Leste do município e o que será feito próximo à subestação da Celg no Setor Universitário e Jardim Goiás ainda não têm projeto.

Na obra de Aparecida, a grande vantagem, segundo o prefeito Maguito Vilela (PMDB), é a volta da integração da cidade, o que diminuirá o fluxo na rodovia, mesmo após esta passar a ser de responsabilidade municipal. A Triunfo Concebra aguarda a finalização do estudo de impacto ambiental para a intervenção. A região vai receber, até o fim de 2016, um campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um aeroporto de cargas. O novo traçado da BR-153 vai circundá-los.

Em relação à capital, o grande benefício será em relação aos transtornos no trânsito, já que os acessos à BR-153, cujo tráfego está integrado ao fluxo da cidade, sofrem com congestionamentos. O ponto mais sensível é o do acesso ao Parque das Laranjeiras, em razão da rotatória que existe no local, mas o viaduto será instalado na Avenida Rudá, que é paralela, o que deve ser suficiente para desafogar o trânsito.