Diretores e conselheiros do SENGE-GO visitaram na última quinta-feira, 7, o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Crti) localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O convite partiu do Crti para conhecimento e trabalho executado e do conselheiro do SENGE-GO no Crea, engenheiro civil Ricardo Veiga na reunião de diretoria.

O Centro é um instrumental multi-funcional e multiusuário implantado com financiamento da FINEP, FAPEG, SECTEC, UFG e recursos de emendas parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional. Ele também conta com a parceria da UEG, IF Goiano e PUC-GO. O Prof. Dr. Jesiel Freitas Carvalho que é físico recepcionou a entidade com todas as explicações e atribuições do Parque Tecnológico Samambaia. “A missão do Crti é atender os projetos de pesquisa e desenvolvimento de universidades e empresas assegurando sempre a excelência técnica e científica dos seus serviços. Somos um Centro sofisticado com equipamentos caros e operação complexa. Por isso, o pessoal está sendo treinado para que o engenheiro possa utilizar,” afirmou ele.

O Crti está organizado em quatro divisões:

*Divisão de Análise Química e Estrutural;

*Divisão de Imagens e Análise Pontual

*Divisão de Cromatografia Aplicada

*Divisão de Infraestrutura Complementar.

Os dirigentes também puderam conferir durante a visita as técnicas disponíveis que são a difração de Raios X, Fluorescência de Raios X, Espectrometria de massa, Espectometria Óptica, Microscopia Eletrônica de Varredura (W e FEG), Microscopia Óptica Convencional e Confocal, Microssonda Eletrônica e Cromatografia de alta resolução. Carvalho também orientou os visitantes que o Crti atende demandas acadêmicas e das empresas na forma de prestação de serviços com suas demandas diretas ou através de projetos e contratos de pesquisa e desenvolvimento com pessoal técnico sendo autossuficiente quanto ao seu custeio em médio prazo.

O presidente do SENGE-GO, Gerson Tertuliano destacou sobre o primeiro curso em Engenharia de Inovação que é oferecido pelo Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC), que tem como entidade mantenedora, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) com o desejo de levar a conhecimento para a Federação Nacional dos Engenheiros – FNE e uma visita para os acadêmicos do SENGE Jovem. O conselheiro fiscal, engenheiro químico, Harlan Brockes Tayer sempre atento aos exemplos e direcionamento da visita disse que o Crti é um exemplo no auxílio às dissertações e teses dos profissionais.

Veja fotos da visita aqui: http://on.fb.me/1P6u6xI