Atendimento e prevenção

Data: 15 de maio de 2015

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/cidades/centro-oeste/2015/05/atendimento-e-prevencao.html#

Goiás terá nova estrutura para atendimento a pacientes com câncer de mama

Foto:reprodução

Da Redação

Um estudo desenvolvido pelo Programa de Mastologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) revelou que a cobertura mamográfica do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Goiás foi de 14,7% no ano de 2013 para as mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a quantidade de equipamentos para realizar exame é satisfatória, porém a distribuição é desigual, já que a grande maioria encontra-se na capital enquanto uma área imensa do interior fica descoberta. “A situação é grave porque a mamografia é o principal exame de prevenção ao câncer de mama”, afirma o presidente da SBM, Ruffo de Freitas Junior.

Ontem (14), aqui em Goiânia, representantes da área da saúde, entre eles, do Ministério da Saúde, do INCA e das Secretarias Estadual e Municipal, se reuniram para discutir detalhes das estratégias traçadas que visam melhorar a estrutura de atendimento de prevenção e tratamento do câncer de mama no estado. A reunião aconteceu durante o Goiania Breast Cancer Symposium, o maior evento de pesquisa em câncer de mama do Brasil, que receberá até o dia 16 de maio, palestrantes nacionais e internacionais, e também realizará um fórum voltado para a população, que pretende reunir cerca de 400 pessoas.

Nessa reunião foram debatidos três pontos principais: a capacitação dos profissionais que trabalham nos postos de saúde; o melhor aproveitamento dos mamógrafos no estado que hoje são subaproveitados; a instalação da primeira mesa de biópsia guiada chamada mamotomia – equipamento importado que custa cerca de R$ 300 mil e que não existe no SUS no estado de Goiás; além da construção de um prédio dentro do Hospital de Clínicas para o atendimento exclusivo a casos de câncer de mama. “O baixo número de mamografias também é atribuído ao desconhecimento da população sobre a importância da mamografia para detectar o câncer de mama e a dificuldade de acesso ao exame mais eficaz para o diagnóstico precoce”, completa Ruffo de Freitas.

O câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres no Brasil e exige cuidados.

A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que ocorram mais de 57 mil novos casos este ano. Por isso, no primeiro dia do GBCS, foi realizado o 5° Fórum Multidisciplinar em Saúde da Mama para leigos, criado para que os resultados e as atualizações promovidas pelo simpósio consigam atingir as pessoas que realmente precisam.

Sobre o Goiania Breast Cancer Symposium

A quinta edição do maior evento de pesquisa sobre o câncer de mama do Brasil contará com presença de palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, Robert Ivkov (Alemanha), Mario Ritjens (Itália) e Mohammad Jahanzeb (USA), que realizarão mini conferências dobre os avanços do tratamento do câncer de mama HER2 (+), os progressos na terapia que auxiliam o câncer de mama inicial, a hipertermia como ferramenta terapêutica para o câncer de mama e o uso da matriz térmica acelular e telas nas reconstruções com implantes. Promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o simpósio abordará também temas sobre epidemiologia, oncoplastia, tumores triplos e tipos de tratamento. A estimativa é que pelo menos 500 participantes passem pelo Castro´s Park Hotel, em Goiânia.

Matologistas debatem o câncer de mama junto à população de Goiânia

Cerca de 400 mulheres e profissionais de saúde de Goiânia compareceram no 5° Fórum Multidisciplinar sobre Câncer de Mama, que aconteceu ontem (14), no Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego). Promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o vento abordou diversas curiosidades e tirou dúvidas sobre o câncer de mama.

Mamógrafo móvel, mitos sobre a mamografia, mastectomia realizada pela atriz e diretora de cinema Angelina Jolie e o que fazer para reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama foram alguns dos temas apresentados em seis palestras ministradas pelos mastologistas que participaram do evento. O objetivo do encontro é levar informação sobre a doença a quem realmente interessa.

Goiania Breast Cancer Symposium

Quando: De 14 a 16 de maio