Parceria garante ações preventivas ao câncer de mama

Data: 15 de maio de 2015

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/parceria-garante-acoes-preventivas-contra-o-cancer-de-mama/

Data de publicação: 15 de maio de 2015 - 9:02

SES e UFG farão ações preventivas ao câncer de mama

Foto: SES

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) assinaram protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações preventivas ao câncer de mama. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, dia 14, durante o Goiânia Breast Cancer Symposium, que acontece até dia 16 no Castros Park Hotel. Na ocasião, o secretário Leonardo Vilela, e o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, assinaram o documento que prevê as ações.

Pelo protocolo, SES e UFG comprometem-se em realizar atividades voltadas à capacitação de profissionais da área de atenção básica sobre câncer de mama; aumentar a cobertura em mamografia no Estado de Goiás, possibilitando a realização de exames preventivos a um número maior de mulheres e, ainda, o desenvolvimento de um fluxo para a realização de biopsias de lesões mamárias não palpáveis, suspeitas de câncer de mama. O protocolo prevê que as ações sejam realizadas ao longo de um ano. O acordo, no entanto, pode ser prorrogável.

Atualmente, conforme dados da Gerência de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente, existem 164 mamógrafos instalados em Goiás. Destes, 161 estão em funcionamento. Do total de mamógrafos em atividade, 78 estão disponíveis no Sistema Único de Saúde. Os mamógrafos estão distribuídos em 33 municípios goianos.

O secretário afirma que o número de mamógrafos no Estado garante cobertura acima dos números preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, por questões culturais ainda existe uma baixa procura pelos exames. “Noventa por cento das mulheres goianas são alcançadas pela cobertura de mamógrafos, mas existe uma baixa procura por uma questão cultural. Além disso, é necessário que os profissionais de saúde indiquem o exame. Nesse ponto, a SES fornecerá capacitação contínua para profissionais de saúde”, avalia.

O câncer de mama é, atualmente, a neoplasia que mais tem atingido as mulheres em todo o País, de maneira geral, e em Goiás, em particular. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que no ano passado ocorreram 1,5 mil casos da doença em Goiás. Em todo o Estado, conforme os dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama acomete 47,45 mulheres em cada grupo de 100 mil. A incidência da doença é considerada alta.

Carreta da mulher

Carreta da Mulher ficará em Posse até neste sábado

A SES também disponibiliza à população feminina a Carreta da Mulher, um consultório ambulante, com pessoal e tecnologia para a realização de exames preventivos do câncer de mama, do colo do útero e ultrassonografias. A carreta conta com mamógrafo, ultrassom e aparelho de colposcopia para exames de colo do útero. Doze profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e auxiliares, trabalham em regime de escala e revezamento.

Esse grande consultório ambulante foi inaugurado em março deste ano. Desde o último dia 2, o consultório ambulante está em Posse, onde fica até o próximo dia 16. Posteriormente, a unidade móvel irá para as cidades participantes do Governo Junto de Você, começando por Luziânia, seguida de Águas Lindas, Padre Bernardo, Cristalina e Planaltina.