Sete produções goianas integram mostra competitiva

Data: 24 de julho de 2015

Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/21433/titulo/sete-producoes-goianas-integram-mostra-competitiva

Situação é inédita para o cinema goiano no festival, que contará ainda com 21 produções de vários países

 

Dos dias 11 a 16 de agosto, a Cidade de Goi­ás volta a ser o centro do cinema ambi­ental com produções do mundo todo. O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado pela Secretaria de Edu­cação, Cultura e Esporte (Seduce) chega à sua 17ª edição e traz em sua programação cinco mostras, palestras, oficinas, minicursos, exposições e fóruns. Além disso, a abertura terá concerto com a Orquestra Jovem e o encer­ramento fica por conta da Orquestra Filarmônica de Goiás. Durante os dias do evento serão 28 shows de artistas goianos na programação.

São 21 filmes na mostra competitiva com 12 produções nacionais, nove internacionais e pela primeira vez, sete filmes goianos. As obras, ao todo, são compostas de cinco longas, três médias ae 13 curtas. No Brasil, estarão presentes produções do Espírito Santo, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo. Entre os internacionais, além de filmes europeus, des­sa vez há também a presença de um filme indiano. No total, foram 327 produções inscritas no processo de seleção.

No cartaz oficial do festival, o Fica volta a homenagear artistas goianos consagrados. O homenageado dessa edição é o Frei Nazareno Confaloni, conhecido por seus murais. Ele pin­tou 15 afrescos na Igreja do Rosário na Cidade de Goiás, idealizou e lecionou na Escola Goiana de Belas Artes e foi co-fundador da faculdade de Arquitetura da então Universidade Católica de Goiás, hoje PUC. Ele faleceu em 1977 na capital goiana.

Devido às obras de restauração do Cine-Teatro São Joaquim, o Fica 2015 mudou de casa e vai concentrar suas mostras audiovisuais no Cinemão. Além da mostra competitiva, o festival terá a mostra infantil Fica Ani­mado, a ABD Cine Goiás, a mostra Paralela e a Mostra de Vídeo UEG-Fica. O Cinemão será montado na unidade Sant’Ana da UFG na Praça do Chafariz. No mesmo local também será realizado o Fórum de Cinema.

Uma grande novidade desta edição é o lançamento de três filmes goianos ao longo da programação. A primeira é do longa Cartas de Amor São Ridículas, inspirado no poema de mesmo nome escrito por Fernando Pessoa, dirigido por Alvarina Souza Silva, na quarta-feira (12). Na quinta-feira (13) é a vez do curta Araguaia, sobre a Guerrilha do Araguaia, dirigido por Dagmar Talga e também o lançamento do livro Agenda Latino-Americana Mundial 2016, no mesmo dia. Por fim, no sábado, é dia do longa documental Cora Coralina – Todas as Vidas, de Renato Barbieri, tra­zendo uma abordagem poética à vida de Aninha.

Na mostra ABD Cine Goiás, grandes nomes do cinema local apresentam seus curtas como Dergo!, de Ricardo Alvez, Sob Nossos Pés, de Marcela e Henrique Borela, em parceria com Vinicius Berger (Henrique também assina o curta Porfírio), e até otTerror está bem representado com Enquanto a Família Dorme, de Getúlio Ribeiro e Rascunho da Bíblia, de Márcio Jr e Márcia Deretti.

Nos debates e palestras, o Fórum Ambiental contará com cinco mesas de debate trazendo temas de preservação ambiental, crise hídrica, mudanças climáticas, entre outros. Encabeçan­do os debates estão especialistas como o coordenador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre (CCST/Inpe), Jean Ometto, e a coordenadora da sub-rede Comunicação e Cultura Científica da Rede Clima, Suzana Dias, além do químico industrial Édison Carlos, do Instituto Trata Brasil e Paulo Salles, secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.

Já no Fórum de Cinema, entre os convidados estão Arnaldo Jabor, que também integra a Mostra Paralela com dois filmes, a atriz Camila Morgado, que vai falar sobre atuar no teatro, TV e cinema, a psicanalista Maria Rita Kehl e o antropólogo Vicente Carelli que falará sobre populações indígenas. Já os minicursos contam com o professor doutor Ro­­dri­go Cássio sobre ficção clássica e contemporânea no cinema e uma análise de roteiro e dramaturgia com o cineasta Jarleo Barbosa. Dos dias 13 a 16, acontece debate com os cineastas presentes no evento que se­rão mediados pelo professor doutor Daniel Christino, no Hotel Casa da Ponte.