Acervos digitais e culturas tradicionais são temas de roda de conversa na Chapada dos Veadeiros

Data: 24 de julho de 2015

Veículo: Ministério da Cultura

Link direto para a notícia: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1279675

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), promove, neste sábado (25), a roda de conversa Acervos Digitais e Culturas Tradicionais. O evento, que integra a programação do 15º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO), será realizado, a partir das 10h30, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás.

O fomento à criação de acervos digitais é considerado prioridade pelo MinC. Com foco na ampliação da Política Nacional de Acervos Digitais, a SPC tem apoiado o desenvolvimento de protótipos, realizados pelas universidades públicas federais de Goiás (UFG) e de Pernambuco (UFPE), que exploram o conceito de digitalização como processo social e buscam contemplar aspectos da cultura oral e imaterial que precisam também estar registrados como acervo.

Como parte dessa política, em 2014, foi lançado um primeiro edital voltado a acervos da cultura afro-brasileira. Ainda em 2015, uma segunda chamada pública para projetos de digitalização de acervos deverá ser lançada – desta vez com foco em povos originários do Brasil.

Na roda de conversa, os convidados irão estimular a participação do público e a troca de informações sobre o tema dos acervos digitais, criando oportunidade para se captar observações e sugestões para os protótipos que estão em andamento. Também serão criadas interfaces entre as especificidades das culturas tradicionais com as possibilidades que as tecnologias contemporâneas oferecem para a preservação da memória e ampliação do acesso à cultura por meio da digitalização de acervos.

Participarão da roda de conversa o secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, a produtora cultural e ex-gerente de Cultura de Alto Paraíso de Goiás, Apsara Carvalho, a pesquisadora Carla Águas, que integra o projeto Encontro de Saberes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (Universidade de Brasília), e o coordenador geral de Cultura Digital do MinC, José Murilo Junior,

Mais informações sobre a roda de conversa podem ser obtidas em culturadigital@cultura.gov.br.

Secretaria de Políticas Culturais (SPC)

Ministério da Cultura