SES lança revista e livro durante Congresso de Saúde Coletiva

Data: 26 de julho de 2015

Veículo: Portal Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/ses-lanca-revista-e-livro-durante-congresso-de-saude-coletiva/

Começa nesta terça-feira, dia 28, em Goiânia, o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A abertura solene será às 18 horas, no Centro de Eventos Elias Bufaiçal, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. O evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e terá, em sua programação, duas cerimônias voltadas à apresentação coletiva de livros e periódicos de cunho científico. A SES-GO fará o lançamento, em nível nacional, da Revista Eletrônica de Saúde Pública de Goiás e do livro Regulação em Sistemas de Saúde. As duas publicações foram idealizadas, produzidas e coordenadas por equipes da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), com o apoio de instituições parceiras.

O Abrascão – como é chamado o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva vai acontecer de 28 de julho a 1º de agosto, no Campus Samambaia da UFG. As solenidades de lançamento coletivo serão realizadas nos dias 29 e 30, das 17h45 às 18h45, no Espaço Saúde & Letras, no Centro de Eventos da UFG. As duas publicações de Goiás serão expostas e lançadas ao público no dia 30, com a presença dos organizadores, autores dos artigos científicos e profissionais da SES.

Revista

A Revista da Escola de Saúde Pública de Goiás (Resap) foi estruturada com o objetivo de proporcionar, à população em geral e aos trabalhadores de Saúde, em particular, um meio de divulgação de material científico sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. A revista é organizada pelo coordenador de Pós-Graduação da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, Renato Sandoval.

Esse primeiro volume reúne seis artigos científicos que versam sobre Análise dos óbitos ocorridos no Hospital de Doenças Infecciosas em Goiânia; Nível de conhecimento técnico–científico do enfermeiro sobre as novas diretrizes de reanimação cardiopulmonar; Associação entre forças musculares respiratórias e periféricas em idosos saudáveis; Acompanhantes de pacientes hospitalizados e suas demandas no cuidado; Câncer mamário seguido de metástases óssea, pulmonar e cerebral: estudo de caso e, ainda, Análise dos artigos referentes a idosos publicados no periódico “Fisioterapia Brasil de 2000 a 2010: revisão sistemática”.

O superintendente da Sest-SUS, Nelson Bezerra, informa que o material a ser publicado na revista é avaliado e selecionado por um conselho editorial composto por representantes da SES, da Universidade Federal de Goiás e de universidades de outros Estados. A revista é disponibilizada integralmente no site www.resap.net.br.

Livro

O livro Regulação em Sistemas de Saúde sintetiza o propósito da Saúde de Goiás de descrever um tema ao mesmo tempo complexo e inovador. Ele reúne cerca de 20 artigos científicos apresentados por alunos do Curso de Especialização em Regulação, realizado pela Escola de Saúde Pública nos anos de 2011 e 2012.

“Goiás foi o primeiro Estado a ofertar esse curso de especialização, numa época em que o tema regulação estava envolto em uma série de entraves e dificuldades”, destaca Nelson Bezerra. Ele relata que os artigos produzidos pelos alunos foram submetidos à avaliação. Os melhores trabalhos foram selecionados e reunidos na publicação, organizada pelo próprio superintendente, por Alessandra Marques Cardoso, gerente da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, e pelas professoras Claci Fátima Weirich Rosso e Thays Angélica de Pinho Santos, da UFG.

O livro foi editado pela UFG. Nelson Bezerra adianta que, após o lançamento oficial no Abrascão, os exemplares serão disponibilizados à venda. O recurso proveniente da comercialização será revertido para o Programa do Mestrado de Saúde Coletiva, efetivado pela SES em parceria com a UFG.