Cineastas participam de debate durante o 17º Fica

Data: 13 de agosto de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/cineastas-participam-de-debate-durante-o-17%C2%BA-fica-1.921715 

 

Os debates com os cineastas do Fica será realizado até domingo, sempre às 10 horas. O acesso é livre.

13/08/2015 13:51Zuhair Mohamad

Debate comos cineastas do Fica no Hotel Casa da Ponte

Rute Guedes Da cidade de Goiás

Compartilhar via Facebook

Compartilhar via Twitter

Os diretores participantes da mostra competitiva do 17º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Fica) conversaram agora há pouco com o público do festival no primeiro debate promovido nesta edição. No encontro, realizado no Hotel Casa da Ponte, no Centro Histórico da cidade de Goiás, participaram os cineastas que exibiram seus filmes na quarta-feira.

Ilka Westermeyer, uma das diretoras do documentário Últimos Refúgios: Reserva Biológica Duas Bocas, comentou sobre a importância da imagem na sensibilização sobre a causa ambiental. "Sou de uma organização não governamental que produz vídeos e registros fotográficos de ecossistemas ameaçados, no caso a Reserva Duas Bocas, no Espírito Santo, que é um resquício  da Mata Atlântica", explicou a cineasta. "Promovemos educação ambiental e, ao fazer o registro audiovisual e fotográfico que mostram que esses ambientes, vemos que ainda há bastante diversidade. Esperamos contribuir para a sua preservação", afirmou Ilka.

O diretor Rodrigo Siqueira, de Brasília, falou sobre o filme Índio Cidadão, sobre a atuação política dos índios para a demarcação de suas terras e reservas. "Existe uma pressão muito grande da bancada ruralista no Congresso Nacional que tenta ir contra a demarcação de terras indígenas e defender posições que, em última instância, vão resultar na monocultura transgênica e desmatamentos", apontou o cineasta.

Ainda participaram do debate, coordenado por Daniel Christino, da Universidade Federal de Goiás, o diretor português Rui Pedro Lamy, do documentário A Rya por Dentro, e o diretor goiano Guilherme Araújo, da animação Aniz, a Bruxinha Aprendiz. Pela primeira vez no Fica, também foi promovido debate com os diretores da mostra ABD Cine Goiás, que puderam falar sobre seus filmes. Os debates com os cineastas do Fica será realizado até domingo, sempre às 10 horas, no Hotel Casa da Ponte. O acesso é livre.