Seja persistente como Cora Coralina

Data: 21 de agosto de 2015

Veículo: Notícias Universia

Link direto para a notícia: http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2015/08/21/1130192/persistente-cora-coralina.html

O #52semanas, dessa vez, homenageia o que seria o aniversário de 126 anos da escritora

Fonte: Universia Brasil

Há 126 anos nascia Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, uma das maiores escritoras brasileiras do século XX. Conhecida pelo seu pseudônimo Cora Coralina, a poetisa goiana, mesmo escrevendo desde sua adolescência, conseguiu publicar seu primeiro livro, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, apenas aos 76 anos.

As produções de Aninha, como ela carinhosamente chamava a si mesma, porém, só conseguiram projeção nacional depois que a doceira de profissão enviou cópias desta obra para grandes escritores, sendo que Carlos Drummond de Andrade era um deles. Impressionado com o estilo desta senhora escritora que apenas cursou as quatro primeiras séries na escola, ele escreveu:

"Não estou fazendo comercial de editora, em época de festas. A obra foi publicada pela Universidade Federal de Goiás. Se há livros comovedores, este é um deles"

Deste momento em diante, passou a ser considerada uma das mais importantes vozes da literatura nacional. Afinal, retratou como poucos a vida no interior do Brasil, falando sobre o folclore, becos e ruas históricas de Goiás e ainda discorreu sobre o futuro, por acreditar que conversaria também com as próximas gerações.

Embora tenha sempre produzido textos sobre o cotidiano na sua cidade natal, Goiás, Cora passou boa parte da sua vida no estado de São Paulo com os filhos e seu marido. Depois do falecimento dele, ela chegou a trabalhar vendendo livros e produzindo linguiça e banha de porco, mas nunca deixou de lado o hábito de escrever.

O reconhecimento, apesar de vindo tardiamente, culminou na criação do Museu Casa Cora Coralina em 1989, na casa onde ela morou em Goiás. Lá, os fãs da escritora podem ver de perto manuscritos, livros, objetos pessoais e até mesmo as cartas trocadas com Drummond. Hoje, este espaço tem por objetivo incentivar a produção cultural local e valorizar a identidade sociocultural da população.

Em homenagem a este grande exemplo de persistência e tenacidade, dedicamos o #52semanas a Cora Coralina. Confira frases inspiradoras desta poetisa para você também não desistir de conseguir alcançar seus objetivos, independentemente de quais sejam eles. Não se esqueça também de mandar sugestões e conferir os outros temas do projeto na nossa comunidade no Google+.