Materno discute estratégias para aliviar a dor

Data: 24 de agosto de 2015

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/materno-discute-estrategias-para-aliviar-a-dor/

24.08.2015 HMI Foto 1 - As participantes durante a aula sobre dor

Servidoras do hospital durante a aula sobre dor. Foto: Assessoria de Comunicação do HMI.

Com o objetivo de implantar protocolos e estratégias para aliviar a dor nos pacientes internados nas unidades de cuidados intensivos do Hospital Materno Infantil (HMI), a professora de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), Thaila Castral, ministrou aula sobre o assunto nesta segunda-feira, dia 24. Um dos métodos que o HMI pode adotar é a utilização da posição Canguru, quando o bebê é colocado junto ao seio da mãe, antes da coleta de sangue, diz a professora.

Ela explica o contato direto entre o bebê e a mãe, os estímulos dolorosos acontecem em menor escala. O método é sempre benéfico e diminui o quadro de dor dos recém-nascidos. É uma intervenção natural e sem custos, justifica.

Procedimentos

Segundo Thaila, “um paciente internado  passa, em média, por dez procedimentos durante o dia, o que pode gerar consequências não só de imediato, mas ao longo da vida da pessoa”. O encontro também serviu para a discussão das estratégias, utilizando experiências de outras unidades de saúde, onde uma pesquisa é realizada pela professora.

Para a enfermeira responsável pela Ucin, Tatiane Pires, a aula auxiliou os profissionais a entenderem novas formas de assistência aos recém-nascidos.“A aula foi muito importante para refletirmos sobre a maneira que lidamos com os nossos pacientes prematuros”, declara. De acordo com a gerente de enfermagem, Luzia Helena, haverão outras reuniões para que seja estabelecido um protocolo próprio do HMI, em parceria com a professora Thaila, sobre a dor enfrentada por esses pacientes.

“Esse primeiro encontro serviu para conhecermos melhor o projeto já implantado em outras unidades de saúde, e para nos prepararmos para implementar nosso próprio estudo sobre o assunto, pois aqui estamos lidando com vidas, e estamos sempre procurando uma melhor forma de atendimento”, completa. Participaram do curso representantes das UTIs Neonatal, Pediátrica e Materna, e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin).