HDT recebe duas estagiárias europeias

Data: 26 de agosto de 2015

Veículo: Portal SES

Link direto para a notícia: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=202131

Referência em doenças infectocontagiosas no Brasil, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) tem sido a escolha para estágio de muitos estudantes internacionais. Depois de acolher dois universitários holandeses em maio, neste mês de agosto o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do hospital recebe mais duas estudantes europeias em seu quadro de estagiários.

Alunas do curso de Medicina, Georgiana Stoian, da Romênia, e Joanna Pstras, da Polônia, vieram ao Brasil por meio de um intercâmbio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e optaram pelo HDT/HAA para vivenciarem o ensino na prática. O estágio terá duração de duas semanas.

Acompanhadas pelo infectologista João Alves, as estudantes passam todo o período da manhã no hospital, onde têm a oportunidade de conhecer e aprender sobre doenças tropicais, como tuberculose, hanseníase, entre outras, além de observarem o procedimento dos médicos junto aos pacientes.

Georgiana se demonstra animada: “Na Romênia não tem hospital com essa especialidade pois não há demanda, então está sendo uma ótima oportunidade para eu conhecer essas enfermidades.” E ainda elogia a unidade. “O hospital é bem complexo e organizado”, afirma. Já Joanna, conta que em seu país também não há incidência de doenças infectocontagiosas, e que está bem interessada no assunto. “Várias doenças que não tem na Polônia, estou vendo aqui, aprendendo como fazer o diagnóstico e como tratar essas doenças, além de conhecer um pouco do sistema de saúde público do Brasil”, pontua. O médico concorda que o conhecimento de doenças tropicais é fundamental para a boa formação das estudantes e ressalta que “o bom do intercâmbio é que elas aprendem com a gente e a gente com elas, é uma via de mão dupla”.

Departamento de Ensino e Pesquisa - Referência regional no tratamento de doenças infecciosas e dermatológicas, o HDT/HAA trabalha desde sua fundação em convênio com a Universidade Federal de

Goiás (UFG) em um programa de integração ensino-serviço. O hospital recebe alunos do curso de Medicina de faculdades conveniadas (UFG, PUC Goiás e UniEVANGÉLICA) para estágio curricular em Infectologia, em regime de internato, além de estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. No ano passado, o hospital recebeu 216 estagiários de medicina e 325 multiprofissionais.