Amor que não se mede

Data: 27 de agosto de 2015

Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/23261/titulo/amor-que-nao-se-mede

Companhia Escuro de Dança estreia seu segundo espetáculo na capital

José Abrão

Em tempos contrabalanceados entre muito preconceito e violência contra a comunidade LGBT, ao mesmo tempo em que ela aos poucos conquista mais voz e direitos, tocar no assunto não é exatamente polêmico, mas necessário. A Companhia Escuro de Dança estreia, hoje (27), o espetáculo Sobre O Tanto Que Te Quero, com uma narrativa sobre o relacionamento amoroso entre dois homens. Idealizada e estrelada pelos estudantes de Dança da UFG Lucas Silva e Rodrigo Rodrigues da Silva, a apresentação tem duas características importantes: não apenas lutar contra o preconceito contra homossexuais, mas ressaltar o mais importante, o amor.

Rodrigo e Lucas são amigos há três anos e se conheceram na universidade. Rodrigo teve formação em técnico em Dança Contemporânea no CEP Basileu França e estreou sua primeira coreografia no ano passado, chamada No Escuro, em novembro. Já Lucas ingressou na UFG, em 2013, e se envolveu em diversos projetos, se aprofundando nas danças urbanas.

Daí, os dois juntaram os estilos urbano e contemporâneo para coreografar o novo espetáculo. “A minha formação é maior em dança contemporânea, mas tenho um pouco de formação em danças urbanas. Já a do Lucas é toda em urbanas e, aí, começamos a acasalar essas ideias, nos baseando bastante nas urbanas, especialmente na dancehall, mas dando também um contexto mais contemporâneo a elas”, conta Rodrigo.

Lucas diz que a ideia principal surgiu para a criação de um duo curto para a Mostra Sesi: “Era para ser curto, coisa de três minutos no máximo, e queríamos algum que envolvesse sentimento. Foi daí que tivemos a ideia do amor entre dois homens. É potente e causa incômodo em muitas pessoas”. Rodrigo explica que, para a criação da coreografia, ele se inspirou livremente em um mito grego: “No conto de Apolo, o deus do sol, e Jacinto, um mortal. Foi só uma inspiração, não adaptamos o mito”. O conto acaba em tragédia: Zéfiro, o vento oeste, apaixonado por Jacinto, causa a morte do mortal na frente do deus do sol, que nada pode fazer.

Além disso, a coreografia trabalha com outros temas e inspirações. “Trabalhamos alguns elementos, como o fogo e a água. A água traz fluidez, é sentimento; o fogo é ousadia, sensualidade, transformação. Valorizamos muito a espacialidade, a sensação dos corpos. Queremos levar essas sensações para o público, usando não só a dança, mas também a iluminação, a música”, conta Rodrigo.

E sobre a escolha do tema? “Como artista, as minhas necessidades, o que preciso, o que vivo são coisas que me movem, que me motivam muito profissionalmente. Embora o espetáculo tenha um lado militante e traga isso à tona, que é inevitável, não é o nosso foco principal. Queremos mostrar que aquilo que está no palco não é diferente de nenhum relacionamento heterossexual: tem amor, tem sexo, tem brigas”, declara Rodrigo. Lucas acredita que é importante trabalhar com essa temática: “Penso que há vários valores. Ajuda a abrir a mente das pessoas, a ver que aquele sentimento é algo próprio do ser humano. Não é uma fase, uma brincadeira: ele sente, é um sentimento incontrolável que, por mais que se tente subjugá-lo, ele vai aflorar, mais cedo ou mais tarde”.

Com apresentações marcadas para hoje e para amanhã, a dupla não tem outros espetáculos marcados, mas espera conseguir inscrever Sobre O Tanto Que Te Quero em editais de incentivo à cultura. “Por enquanto, vamos só estrear. Vamos inscrever o projeto em dois editais, o Klauss Vianna, da Funarte, e no Fundo de Cultura”, conta Rodrigo. “Vamos montar agora e, então, tentar fazer a circulação acontecer. O importante é não deixar a ideia morrer”, finaliza Lucas.

‘Sobre O Tanto Que Te Quero’

Quando: Quinta (27) e sexta (28), às 20h

Onde: Centro Cultural UFG (Avenida Universitária com a Praça Universitária, 1.533)

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)