PMDB tentará amanhã o consenso sobre seu novo comando estadual

Data: 14 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/politica/giro-1.145054/novo-comando-estadual-do-pmdb-1.967148

A direção estadual do PMDB marcou para amanhã a primeira reunião com os candidatos a presidente do novo diretório. O objetivo é buscar consenso interno para a eleição do dia 24. A reunião foi marcada pelo atual presidente, Samuel Belchior, que no fim de semana retornou de viagem de duas semanas ao exterior. Existem quatro candidatos: os deputados Daniel Vilela e José Nelto, o ex-presidente Nailton de Oliveira e o ex-deputado Sandro Mabel, mas a disputa está mais acirrada entre os dois primeiros. Pré-candidato a prefeito de Goiânia, Iris Rezende tem pedido para o partido evitar uma disputa na eleição do diretório. Seus aliados querem propor ao deputado Daniel que retire sua candidatura pela unidade do PMDB com garantia de espaço para trabalhar seu projeto eleitoral de 2018. A maioria da bancada estadual peemedebista na Assembleia apoia José Nelto, mas aliados de Daniel Vilela afirmam que esta maioria não existe no futuro diretório, composto por 71 membros. Vilela acredita também que a disputa interna, desde que travada num debate respeitoso, pode até revigorar o PMDB em Goiás.

Congresso

“Fomos eleitos para decisões e não para indecisão. Há um questionamento posto pela população do País sobre o impeachment da presidente.” @alvarodias_, senador do PSDB-PR.

Nova direção

O engenheiro Marlos Machado foi o profissional escolhido pelo governador Marconi para ser o novo presidente da Metrobus, em substituição a Eduardo Machado. Apesar do sobrenome, não são parentes.

Gestão técnica

O secretário estadual e tucano Sérgio Cardoso chegou a ser cotado para comandar a Metrobus, mas o governador decidiu por um presidente de perfil técnico.

Sair do vermelho

É certa a privatização da Metrobus, podendo o Estado ficar como acionista minoritário. A missão de Marlos Machado será reestruturar a estatal e torná-la superavitária.

Celg no TCU

O TCU poderá voltar a discutir hoje o tema Celg D. No mês passado decidiu renovar a concessão da estatal federalizada por mais 30 anos, mas deixou em aberto pendência sobre possível privatização.

Passar bastão

Marconi transmitirá hoje à tarde o cargo de chefe de Estado ao seu vice José Eliton, durante a solenidade de implantação da Codego. Depois viaja para missão de duas semanas na Europa.

Chamado

A ministra Kátia Abreu (Agricultura) tem realizado reuniões reservadas com governadores e deputados do PSDB. Pauta: evitar um processo de impeachment contra a presidente Dilma.

Não interferir

O governador Marconi esteve ontem com a ministra Kátia Abreu e, em seguida, com a presidente Dilma. A petista pediu ao tucano que libere os votos da sua bancada federal.

Aposta em OS

Na posse do Conselho de Educação, Marconi reafirmou ontem que em 2016 começará a gestão por OSs das primeiras escolas estaduais e demonstrou que a educação poderá ser uma bandeira nacional sua para 2018.

Tem dinheiro

Presidente do TJ, o desembargador Leobino Valente (TJ) informa que estão disponíveis R$ 75,5 milhões para o pagamento de precatórios (ações judiciais em desfavor do Estado).

Desconto

Os interessados em receber os precatórios têm 15 dias para se manifestarem no TJ. O Estado dará preferência para quem concordar em receber com deságio de 35% a 40%.

Rigor no ponto

A secretária Ana Carla Abrão (Sefaz) reúne hoje mais de 80 gestores de ponto eletrônico de 30 órgãos do Estado. Haverá forte cobrança sobre faltas de servidores sem justificativa.

Foto do leitor Juliana Carnevall

Lago sujo

Frequentadores do Bosque dos Buritis reclamam da sujeira no lago e relatam que vêm testemunhando peixes e até tartarugas mortos no local. Outra reclamação constante é com a falta de segurança, principalmente nos finais de semana.

Pergunta para: Humberto Aidar

Deputado do PT

O Conselho de Ética da Assembleia deve ter seu primeiro caso contra um deputado. O julgamento será rápido?

Tudo vai depender do presidente da Assembleia, Hélio de Sousa (DEM), que deu prazo de 15 dias para o deputado Major Araújo (PRP) apresentar sua defesa. Se não fizer, o fato poderá ser enviado ao Conselho de Ética, quando escolherei o relator para decidir se é caso para punição e qual seria ela. O plenário dará a palavra final. Acredito que teremos um desfecho até o fim de novembro.

Arremate:

■ Vende-se – O Estado marcou para o dia 29 o leilão de duas aeronaves: King Air B 200 (mínimo de R$ 4,7 milhões) e Seneca 2 (R$ 305 mil).

Lixão – A Secima e a UFG realizarão audiências sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, para implantação do projeto Goiás sem Lixão. A primeira será novembro em Caldas Novas.

■ Convocado – A Câmara de Goiânia convocou o prefeito Paulo Garcia (PT) para prestar contas de sua gestão no dia 26.

■ Correção – A vereadora Cristina Lopes é a líder da bancada do PSDB na Câmara de Goiânia.