Professores da UFG são jurados de Festival de Cinema de Asolo, na Itália

Data: 21 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://www.aredacao.com.br/cultura/63238/professores-da-ufg-sao-jurados-de-festival-de-cinema-de-asolo-na-italia

Evento homenageia poetisa Cora Coralina | 21.10.15 - 14:31

Professores da UFG são jurados de Festival de Cinema de Asolo, na Itália
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Kamylla Rodrigues

Goiânia – Dois professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão jurados na 34ª edição do Festival Internacional de Cinema, Arte e Biografia de Asolo, na Itália, um dos mais importantes da Europa. O evento começa no dia 30 de outubro e segue até 7 de novembro. Sete produções goianas foram inscritas no festival.

Este ano, o Festival vai celebrar a trajetória literária de Cora Coralina com diversas homenagens idealizadas por Attilio Zamperoni, diretor do Festival e um apaixonado pela obra da poetisa goiana. É a primeira vez que uma personalidade ligada à poesia é homenageada.

Os professores goianos Anselmo Pessoa Neto e Wolney Unes (foto) integram a banca julgadora composta por seis membros. “É com grande prazer que recebo o convite de participar de um festival tão importante e acredito que seja uma ótima oportunidade de apresentar no cenário internacional essa poetisa goiana, que conta com uma obra ainda polêmica. Quanto mais oportunidades tivermos de apresentar sua obra à apreciação crítica, melhor”, disse o professor da Faculdade de Artes da UFG, Wolney Unes, que também é diretor-executivo do jornal A Redação.

Cora Coralina foi escolhida por uma associação de amigos brasileiros que participam efetivamente do festival. A homenagem começa na abertura do evento, quando artistas representarão poemas de Cora em uma produção dirigida por Ivan Lima. Também haverá a exibição de um filme de Rosa Berardo. Ao longo do festival, a associação de amigos organiza uma homenagem itinerante: pessoas serão abordadas em bares, restaurantes e praças públicas para conhecerem o trabalho de Cora.

O evento conta ainda com a presença da escritora e psicanalista Claudia Machado, apresentando a força das mulheres retratadas em seu livro intitulado “Livro do Depois”. A escritora apresenta ainda uma obra infantil, “A Invenção do João”. A animação do livro foi inscrita no festival.

Além dos anfitriões italianos, o festival reúne artistas de várias nacionalidades, como russos, africanos, brasileiros, portugueses e espanhóis. A abertura do evento contará com a presença da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.