Menos quedas de energia

Data: 23 de outubro de 2015

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/cotidiano/2015/10/menos-quedas-de-energia.html

Diminuição de interrupções no fornecimento de luz é objeto de estudo

POR REDAÇÃO DIÁRIO DA MANHÃ

23/10/2015 ÀS 18:48 PM

Assessoria

Problemas com o fornecimento de energia podem acontecer, seja por desastres naturais ou por equipamentos que se desgastam e se danificam com o tempo de operação. Pesquisas realizadas em parceria entre a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a empresa CELG Distribuição (Celg D) buscam prevenir falhas e defeitos de equipamentos para melhorar o desempenho do sistema elétrico e proporcionar a diminuição de interrupções no fornecimento de energia.

Um destes estudos visa monitorar e apresentar diagnósticos de transformadores de potência que são itens estratégicos e caros do sistema elétrico, com preços que variam de R$ 800 mil a R$ 4 milhões. Os equipamentos são responsáveis por proporcionar o nível de tensão adequado para que a energia elétrica seja transmitida a longas distâncias.

Iniciativa

O projeto, em desenvolvimento entre pesquisadores da EMC/UFG e da Celg D nos transformadores de potência, visa à integração e melhoria de práticas que se baseiam no monitoramento e no reparo preventivo desses equipamentos, com técnicas utilizadas em campo e também em laboratório.

A pesquisa propõe o aperfeiçoamento das análises da detecção prévia de falhas e a observação de tendências de defeitos em transformadores de potência, para evitar interrupções no sistema elétrico, e, consequentemente, prejuízos para os consumidores e para a empresa.