Dilma vem lançar 2 novas universidades no interior

Data: 05/11/15

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/dilma-vem-lan%C3%A7ar-2-novas-universidades-no-interior-1.982251

05/11/2015 06:00

Márcia Abreu

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), deve vir a Goiás no próximo dia 19 para assinar os termos de criação de duas novas unidades no Estado, a Universidade Federal do Sudoeste, em Jataí; e a Universidade Federal do Sudeste, emCatalão.

O comunicado foi feito ontem pelo governador Marconi Perillo (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Marconi esteve com a presidente em Brasília na tarde de ontem, onde tratou de vários assuntos, entre eles, da privatização da Celg (leia na página 12).

Após assinatura, o projeto de lei será encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação dos parlamentares. Só depois segue para sanção e publicação. De acordo com Marconi, a expectativa é de que as universidades comecem a funcionar já no próximo ano. “Esta é a sinalização da presidente”, disse o tucano, que também afirmou que irá se empenhar para que o processo seja rápido no Congresso, embora acredite que A adesão das bancadas ao projeto será imediata.

“Se for preciso eu falarei com todos, mas creio que não será necessário. Nossas bancadas vão cuidar disso. Haverá extraordinário interesse. Em 60 anos nós tivemos uma universidade, agora teremos mais duas. É um avanço muito grande”, comemorou o tucano, acrescentando que a decisão de Dilma foi política e que o esforço foi conjunto entre governos federal e estadual, UFG e prefeituras.

Ainda não há definição sobre nomenclaturas. Por enquanto as novas universidades estão sendo chamadas de Federal do Sudoeste e do Sudeste. A decisão só deve ocorrer após aprovação da matéria no Congresso.

Agenda

Marconi trabalha para marcar duas agendas da presidente em Goiás - uma em Jataí e outra em Catalão.

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle do Amaral, explica que após a aprovação do projeto de lei no Congresso haverá a desvinculação das duas universidades, de Catalão e de Jataí, da UFG, tornando-se autônomas. Ele acompanhou o governador Marconi Perillo (PSDB) no anúncio da criação das novas academias.

“Após esse processo haverá uma transição, mas as duas são independentes. Em um primeiro momento, o MEC (Ministério da Educação) deverá fazer a designação de um reitor pro tempore. Mas tudo será independente, como o orçamento que será definido”, diz Orlando.

De acordo com o reitor, já existe uma estrutura consolidada nas universidades, no entanto serão necessárias novas instalações para abrigar prédios de reitoria e órgão vinculados à reitoria e às unidades acadêmicas. (M.A)