Dilma confirma a Marconi a criação de duas universidades em Goiás

Data: 04/11/15

Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/politica/2015/11/dilma-confirma-a-marconi-a-criacao-de-duas-universidades-em-goias.html

Em coletiva, o governador de Goiás anunciou que a presidente autorizou hoje a construção de duas universidades federais

POR HELTON LENINE

4/11/2015 ÀS 23:02 PM

Foto:Reprodução

O governador Marconi Perillo anunciou, no final da tarde de ontem, durante entrevista coletiva no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, que a presidente Dilma Rousseff autorizou a criação de duas novas universidades federais em Goiás, em Jataí e Catalão. O anúncio foi feito logo depois que ele chegou de Brasília, onde esteve em audiência com a presidente. Acompanhado pelo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, o governador afirmou que trata-se de um momento extremamente feliz porque Goiás conquista, de uma só vez, duas universidades federais, fruto de um trabalho desenvolvido em conjunto com as prefeituras de Jataí e Catalão, e também com a equipe da UFG.

Ele explicou que a discussão teve início há um mês, quando o governo estadual anunciou a doação de um terreno de quase 400 hectares para Universidade Federal, para o campus de Jataí. “Iniciamos um trabalho conjunto com apoio das prefeituras, da UFG e enviamos à presidente e ao ministro da Educação todas as informações”, declarou.

Segundo o governador e o reitor Orlando Amaral, possivelmente as universidades serão denominadas Universidade Federal do Sudoeste, em Jataí, e Universidade Federal do Sudeste, em Catalão. “Esse anúncio é muito importante considerando que, ao longo de 60 anos, Goiás conviveu com uma única universidade federal. Aliás, uma extraordinária universidade federal muito bem dirigida, que forma excelentes profissionais todos os anos, e que foi a responsável pela consolidação de dois dos mais importantes campus do país, que são os de Jataí e Catalão.”, observou.

“Estamos multiplicando por três o número de universidades federais, e um estado como o nosso precisa contar com uma formação superior de alto nível, com universidades autônomas, e esses espaços serão decisivos para o futuro do Estado, futuro das próximas gerações”, completou.

O governador lembrou que desde que assumiu o Governo de Goiás liderou um trabalho de apoio à manutenção dos campus de Jataí e Catalão, e também da própria UFG, com investimentos de cerca de R$80 milhões em infraestrutura, pagamento de professores, Construção do Centro de Ciências Agrárias, dentre outros. Conforme informou, o campus de Jataí possui, hoje, 25 cursos de graduação e seis cursos de pós graduação. Tem 339 docentes e 3.200 alunos. A regional já conta, também, com curso de medicina.

A presidente Dilma Rousseff estará em Catalão no dia 19 de novembro para firmar este compromisso, que junto com o governador Marconi Perillo, assinará o decreto que vai transformar nossa UFG em Universidade Federal de Catalão. O deputado Gustavo Sebba deu início a essa conquista quando o governador, que desde o início se mostrou solícito a causa, se dispôs a aprovar uma emenda que apresentou no valor de R$3 milhões, para além da criação dessas novas universidades, implantar o curso de Medicina em Catalão. “É com orgulho que lutei por essa transformação, juntamente com o prefeito Jardel Sebba, o secretário Thiago Peixoto e o governador Marconi Perillo. Esses que com muita maestria tem conseguido recursos e benefícios para o nosso Estado”, salientou Gustavo Sebba

O campus de Catalão, por sua vez, contabiliza 20 cursos de graduação e, quando for criada a Universidade Federal do Sudeste, também será criado o curso de medicina. O governador já autorizou, recentemente, convênio da ordem de R$3 milhões para auxiliar na estruturação do curso de medicina na universidade federal em Catalão.

Orlando Amaral destacou o prazo recorde com que o governador conseguiu reunir os dados e recorrer à presidente Dilma e ao ministro da Educação solicitando a criação das duas universidades. “Há pouco mais de um mês ele empunhou essa bandeira que era um sonho antigo que nós tínhamos. Essas duas universidades fazem jus à importância desse Estado”, ressaltou.