Seminário lembra os 100 anos de Bernardo Élis

Data: 04/11/15

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/seminario-lembra-os-100-anos-de-bernardo-elis/ 

 

O Departamento de Estudos Literários da Universidade Federal de Goiás, com o apoio da Fapeg, realiza nos dias 9, 10 e 11 próximos,  de segunda a quarta-feira, no Auditório da Faculdade de Letras, no Campus Samambaia, o Seminário 100 anos de Bernardo Élis. Segundo os organizadores, o encontro justifica-se, não apenas pela obrigação intelectual da homenagem, como também pela necessidade de uma sistematização dos últimos estudos acerca desse grande escritor. O seminário vai reunir nesses três dias especialistas da UFG, UNB, Unicamp e Unesp. A programação está no site www.letras.ufg.br .

Biografia

Bernardo Élis Fleury de Campos Curado nasceu em 15 de novembro de 1915, em Corumbá de Goiás e faleceu em 30 de novembro de 1997 na mesma cidade.

p27.jpg

Bernardo Élis em aquarela de Amaury Menezes

 

Único goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras, Bernardo Élis foi o quarto ocupante da Cadeira 1, eleito em 23 de outubro de 1975.

Além de poeta, contista e romancista, Bernardo Élis também foi advogado e professor. Em 1956 escreveu O Tronco, considerado por muitos como sua obra mais importante. Também é autor de Ermos e Gerais, Os Melhores Contos, Veranico de Janeiro, Primeira Chuva, entre outros.

Bernardo Élis recebeu os prêmios José Lins do Rego (1965) e Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (1966), pelo livro de contos Veranico de Janeiro (1966). Caminhos e Descaminhos (1965) lhe rendeu o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras.

Recebeu também o Prêmio Sesquicentenário da Independência pelo estudo Marechal Xavier Curado, Criador do Exército Nacional (1972). Em 1987, foi agraciado com o Prêmio da Fundação Cultural de Brasília, pelo conjunto de obras, e a medalha do Instituto de Artes e Cultura de Brasília.