Sesc recebe segunda fase do Dia Mundial da Animação

Data: 11 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: Jornal O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/26391/titulo/sesc-recebe-segunda-fase-do-dia-mundial-da-animacao 

 

Mostra infantil e Mostra Olhar Brasil apresentam 18 filmes de todo o país, incluindo um goiano

 11-11-2015 00:00

JOSÉ ABRÃO

OSesc Centro recebe hoje à tarde e à noite a segunda fase do Dia Internacional da Animação (DIA), celebrado no último dia 28 de outubro. Após exibição das mostras internacional e nacional de filmes, serão exibidos 18 produções em mais duas mostras: a infantil, a partir das 15h, e a Olhar Brasil, a partir das 19h e para maiores de 16 anos. Entre as produções, apenas uma goiana: Batalha de Máscaras, de Iuri Araújo, produção que conta as origens e o desenvolvimento das Cavalhadas de Pirenópolis. 

Na mostra estão grandes títulos recentes como Hugo, o Monstro, história de uma criatura que vive embaixo da cama morrendo de me­do do garoto que dorme em cima dela; Kidchup, o tomate que é caubói e vive um amor com Rabaneide; Antes que Seja Tarde, uma reflexão sobre o meio ambiente, e o experimental e peculiar Engole ou Cospervilha? sobre um francês que come metal. Toda a curadoria do evento é nacional, feita no Rio de Janeiro, o que significa que todas as cidades participantes terão a mesma pro­gra­mação.

O que é interessante sobre isso é que um filme goiano está entre eles. O diretor de Batalha de Máscaras – já disponível na internet pelo link https://vimeo.com/145181463 -, Iuri Araújo contou que o filme é fruto de sua dissertação de mestrado na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. “Eu comecei a desenvolver como tema do mestrado. Queria trabalhar uma animação com temas não explorados pela animação, trazer uma temática bem regional e explorar o caráter experimental da animação”, contou. 

Graduado em Design Gráfico pela UFG, o diretor viu o mestrado em Arte e Cultura Visual da instituição como forma de aprender mais e desenvolver técnicas de narrativa e de cinema. “Eu e meu irmão temos um estúdio de animação e eu queria fazer uma animação experimental baseada nas Cavalhadas de Pirenópolis. O vejo como um exercício de experimentação, uma narrativa experimental”, disse Araújo.

Mesmo sendo um curta metragem de apenas 2min30s de duração, o diretor disse que foi um longo processo de criação e animação já que ele fez quase tudo sozinho, ao mesmo tempo em que cursava o mestrado e precisava cuidar de todas as demandas da pós-graduação. “Foi um processo que durou os dois anos. Nos primeiros seis meses desenvolvi to­do o conceito visual para, então, ficar um ano e meio só por conta da ani­ma­ção”, disse.

Araújo contou que já está satisfeito com o reconhecimento que o filme recebeu. “Já rodou em alguns festivais. Foi exibido na Itália, no Animamundi em São Paulo e no Rio, passou nesta edição do FICA e vou inscrever em mais alguns festivais no ano que vem. Teve um reconhecimento nacional muito legal. Vejo a obra como promissora”. O diretor considera A Batalha de Máscaras uma realização pessoal. “Um passo interessante, um pontapé para um projeto mais arrojado. Construir uma narrativa mais longa, com uma estética mais elaborada”. 

O próximo projeto dele ainda não tem nome, mas está previsto para o ano que vem e é voltado para o público adolescente feito por sua produtora: “Ele vai ser lançado online em abril, algo mais seriado, mais Hora de Aventura”. O filme goiano integra a mostra infantil, mas vale lembrar que, à noite, é hora da mostra Olhar Brasil, dedicada ao público adulto. Essa mostra é inédita: nunca nas edições passadas do Dia Internacional da Animação houve uma quarta mostra.

“Essa mostra aconteceu porque o DIA recebeu um número recorde de inscrições, por isso resolveram abrir outra mostra”, explica Márcia Deretti, diretora e curadora da mostra regional do DIA. A mostra acontece em parceria com o pessoal da Fake Fake Ilustraciones que está realizando um evento de artes visuais ao longo do mês na Galeria Potrich. “Propomos fazer juntos, já que artes gráficas e as oficinas que eles propõem estão muito próximas do nosso tema”, disse Márcia.

Ela também explicou porque a mostra infantil e a Olhar Brasil acon­tecem só agora, bem depois do dia da animação, que é 28 de outubro. “A gente sempre tenta fazer uma programação maior, mas às vezes não conseguimos comportar tudo no mesmo dia ou imediata­men­te depois, e queríamos fazer tudo. O pessoal da Fake Fake tinha a data marcada e resolvemos fazer essa parceria”.

DIA GOIÂNIA 2015 MOSTRA INFANTIL

Data:  11 DE NOVEMBRO, 

Horário: às 15 horas 

Parceria com o Coletivo Fake Fake

SESC Goiás 

Onde: Rua 15, esquina com Rua 19, Centro

Evento gratuito