Conselho de Cultura entrega Troféu Jaburu segunda-feira

Data: 13 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/287117/

O Conselho Estadual de Cultura promove na próxima segunda-feira, dia 16, às 20 horas, no Palácio da Música Belkiss Spenzieri do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, a solenidade de entrega das Comendas Culturais do Estado Troféu Jaburu. Receberá o Troféu, o artista plástico Elder Rocha Lima.

Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à poetisa Cora Coralina, em 1980, o Troféu Jaburu (escultura em bronze de autoria da artista plástica Neuza Moraes) é considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. A escolha dos agraciados ocorre em reunião aberta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, sempre no mês de novembro, e é feita a partir do voto dos conselheiros.

Durante a solenidade, também serão homenageados com Medalhas de Mérito Cultural e  Diplomas de Destaque Cultural do Ano, versão 2015, 26 pessoas físicas e jurídicas que se dedicaram no fazer e no promover as artes em Goiás. Confira os homenageados:

Elder Rocha Lima

Elder Rocha Lima, nascido na cidade de Goiás em 1928, pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, artista gráfico e professor. Formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Estudou desenho e pintura com Ubi Bava (1915-1988), Pedro Luiz Correia de Araújo (1874-1955) e Glênio Bianchetti (1928). Paralelamente à atividade de arquiteto, começa a pintar, principalmente imagens do cotidiano com figuras humanas e naturezas-mortas. Leciona História da Arte do Brasil, no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Desenho e História da Arte na Universidade Católica de Goiás (UCG), em Goiânia, até 1970.

Elder Rocha Lima recebe o Troféu Jaburu

Foto: Renato Acha

Cria, com Frei Nazareno Confaloni (1917-1977), o curso de Arquitetura e Urbanismo da UCG. Funda e dirige a Empresa Terracota Ltda., uma indústria de artigos em cerâmica artística. Monta painéis de azulejos para a TV Anhanguera e para o restaurante do Sesc de Goiânia, além de fazer desenhos de calçadas em mosaico português para a prefeitura da cidade e desenhos de azulejos decorados para produção industrial. Faz capas para livros e publicações variadas.

Em 1980, trabalha como crítico de arte no Jornal de Brasília. Recebe homenagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1991, com uma exposição no MAC de Goiânia, onde são expostas obras de suas diferentes fases, desde pinturas do começo da carreira até experiências fora da tela plana, nas quais trabalha com raízes, bolas de gude e outros objetos.

Medalha de Mérito Cultural

- Ademir Luiz da Silva – Letras

- Almir Pereira de Amorim – Artes Cênicas

- Divino Sobral – Artes Plásticas