Paulo: "Não sou preposto de cacique"

Data: 15 de novembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/politica/giro-1.145054/paulo-n%C3%A3o-sou-preposto-de-cacique-1.988575

O prefeito Paulo Garcia (PT) reage às declarações de Iris Rezende (PMDB), publicadas aqui ontem: “Quem merece respeito sou eu que sou prefeito. Não sou preposto de pupilo ou de cacique. Se o PMDB discorda de encaminhamentos da nossa administração, que venha fazer a discussão dentro da gestão da qual o partido faz parte. Não aceito deslealdade e grosseria”. Iris criticou o projeto da Prefeitura de aumentar o IPTU em 2016, endossando declaração ao Giro do vice-prefeito Agenor Mariano (PMDB). “Sou leal ao PMDB e à nossa aliança desde que assumi, inclusive pagando um preço alto na relação institucional com o governo do Estado por conta do PMDB. A receita do município de hoje é incompatível com as demandas da cidade. Não venham com oportunismo eleitoral. Ninguém tem fórmulas mágicas. Nem mesmo Iris, caso venha a ser eleito prefeito de novo. É verdade que não cheguei à Prefeitura sozinho, mas Iris também não. Estou sempre aberto ao diálogo democrático e respeitoso”, afirma o prefeito petista. O pré-candidato do PMDB, Iris Rezende, exigiu respeito ao seu partido e lembrou que o PT só voltou à Prefeitura depois que ele deixou o mandato para ser candidato ao governo estadual em 2010. A relação entre PMDB e PT em Goiás sofre abalos desde 2012.

Arrecadar

– “Dinheiro repatriado sem investigação da origem. Basta pagar o imposto. É verdade. Vai virar lei.” @everaldos679, promotor.

@jarbas_junior

Fé em Iris

Do senador Ronaldo Caiado (DEM): “Não existe nenhum pré-candidato competitivo para disputar contra Iris Rezende (PMDB) no primeiro turno em Goiânia. Fora que a campanha será curta.”

Contra Dilma

Do vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano (PMDB): “Cada vez cresce a desesperança sobre o governo federal que, na minha opinião, já deveria ter caído.”

Guerra fria

No auge do conflito entre PMDB e PT, aliados do prefeito petista Paulo Garcia sugeriram na semana passada ao vice Agenor que renunciasse ao mandato. Sem chance.

Tempos

Do deputado federal Jovair Arantes (PTB): “O timing para o impeachment da presidente Dilma já passou e o processo sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, deve tramitar por seis meses.”

Entre dois

Os tucanos Jayme Rincón (Agetop) e o deputado Giuseppe Vecci fecharam acordo de um apoiar o outro no PSDB para a escolha do candidato a prefeito de Goiânia.

O próximo

Depois do governador Marconi Perillo (PSDB) reatar sua relação com o deputado federal Jovair Arantes (PTB), palacianos afirmam que o desafio agora seria uma reaproximação com o senador Ronaldo Caiado (DEM).

Missão difícil

“Da parte do governador, não haverá nenhuma dificuldade nessa reaproximação com Caiado. É preciso não haver radicalismo”, diz o secretário Luiz Alberto Bambu (Governadoria).

Novos negócios

Dados da Juceg: foram abertos 1,4 mil negócios em Goiás em outubro e extintos 674. O saldo é positivo, mas aponta desaceleração: em setembro foram 1,5 mil empresas novas no Estado. Em outubro do ano passado, 1.567.

Da China

Maior empresa do setor elétrico da China, a State Grid sinalizou interesse na privatização da Celg D, caso seja a primeira a ser colocada à venda. Tem R$ 15 bilhões em fundos.

Desconectado

Foi suspenso o programa estadual Cidadão Conectado, para levar internet sem fio a municípios goianos. A empresa que ganhou a licitação desligou as instalações por desacordos no contrato.

Promete voltar

“O Inova Goiás faz reavaliação do programa, que sofrerá mudanças no cronograma e ambientes de atendimento”, afirma Mauro Faiad, do governo.

Diomício Gomes

Concluir o novo HC

A bancada federal goiana destinou emenda conjunta de R$ 120 milhões do Orçamento da União de 2016 para a conclusão do novo Hospital das Clínicas da UFG, em Goiânia. O prédio, de 20 andares, terá 600 leitos e a promessa é de ser inaugurado em 2017.

Pergunta para: Ernesto Roller

Um rompimento entre PMDB e PT em Goiânia terá reflexo na aliança estadual?

Não acredito ainda em rompimento. Acho que tem faltado diálogo entre as lideranças dos partidos e sobrado declarações na imprensa. Se existem divergências, o que é natural, elas precisam ser debatidas internamente pelos líderes. Mas se houver mesmo rompimento em Goiânia, acredito que será local. Em outros municípios a realidade é diferente. Não deverá se estender à nossa aliança estadual.

Arremate:

■ Jatinho – A Aerotec Táxi Aéreo venceu licitação para locar jato executivo de oito passageiros, mais dois tripulantes, ao gabinete do governador. Custo de R$ 495 mil por 30 mil quilômetros voados.

■ Atendimento – A Secretaria de Segurança determinou que todas as suas superintendências e gerências devem ter quantitativo mínimo de pessoal entre 8 e 12 horas e 14 e 18 horas.

■ Nova OS – O governo qualificou como organização social o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), com sede na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.