Goianienses se mobilizam para levar ajuda a Minas Gerais

16 de novembro de 2015

Fonte: O Hoje

Link da matéria: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/26671/titulo/goianienses-se-mobilizam-para-levar-ajuda-a-minas-gerais

A description...

Postos de Coleta pela capital arrecadam doações de alimentos e água para enviar a cidades mineiras afetadas pelo rompimento das barragens em Mariana

16-11-2015 11:26

Larissa Quixabeira

Desde o rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco na cidade de Mariana (MG), no dia 5 de novembro, todo o País tem se mobilizado para arrecadar doações para as pessoas que perderam tudo na tragédia. Além dos moradores do distrito de Bento Rodrigues, que foi completamente destruído pela lama, a população de outras cidades estão sendo afetadas pelos dejetos que viajam pelo Rio Doce e prejudicam o abastecimento de água para milhares de pessoas.

Em Goiânia, um grupo de pessoas se organizou através das redes sociais para arrecadar doações e enviar aos locais que mais precisam de ajuda. Até a manhã desta segunda-feira (16), a página do Facebook Posto de Coleta – Rio Doce Goiânia  tinha mais de 1600 curtidas. A Página é cadastrada no coletivo nacional riodoce.help , organizado para reunir os principais pontos de coletas do País.

Um dos organizadores, Diego D’Ascheri, explica que em Goiânia não existem empresas envolvidas na arrecadação. “São pessoas que sentiram a mesma necessidade de ajudar e se uniram para organizar as doações”. No momento, a demanda maior é por água mineral e também ração para cães e gatos.

O grupo organizador, composto também por Carolina Carvalho e Maurivan Vaz Ribeiro, ainda não contabilizou o quanto conseguiram arrecadar, mas pretendem coletar doações até a próxima sexta-feira (20), fazer uma balanço do que foi arrecadado durante o final de semana e enviar tudo para Minas Gerais até a próxima segunda-feira (23).

A organização ainda procura uma maneira para enviar as doações a Minas Gerais. “Ainda precisamos de frete que possa fazer esse transporte. Faremos contato com a prefeitura de Goiânia ou de Governador Valadares (MG) para tentar conseguir, mas se alguém puder ajudar, com a garantia de frete constante, poderemos continuar com a campanha nas próximas semanas”, explica Diego.

Confira os endereços dos Postos de Coleta em Goiânia

- Nature Ambiental - Rua 240 n° 90 Setor Leste Universitário - 08h às 18h

- CA da Biologia - Campus Samambaia- ICB IV. Universidade Federal de Goiás - das 08:00 às 18:00;

- Faculdade Estácio de Sá - Rua 67 nº 216 Setor Norte Ferroviário - das 08:00 às 18:00;

- Goiânia Ouro - Rua 3 Centro - 08h às 18h;

- Âme Psicologia - Rua C-180, n135, setor nova Suíça. Próximo a Panificadora Maná e Colégio Visão. Fone 3088-1886. - 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 19:00 h

- EVZ - Escola de Veterinária e Zootecnia - Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus Samambaia - Avenida Esperança, s/n, Campus Universitário Goiânia-GO CEP: 74.690.900 - 08h às 18h.