Homenageados recebem Comenda Zumbi dos Palmares

19 de novembro de 2015

Fonte: Goiás Agora

Link da matéria: http://www.goiasagora.go.gov.br/homenageados-recebem-comenda-zumbi-dos-palmares/

Fotos: Rita de Cássia

Doze pessoas de destaque na luta pela igualdade racial em Goiás receberam nesta quinta-feira, dia 19, a Comenda Zumbi dos Palmares. As homenagens foram entregues em solenidade no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, dentro das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Na ocasião, também houve o lançamento de um selo personalizado alusivo ao tema, de autoria do artista plástico Siron Franco.

O sele lançado é assinado por Siron Franco

Estiveram presentes a secretária da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges; a primeira-dama do Estado e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo; além de lideranças ligadas à luta contra a discriminação racial.

Homenageados

Foram homenageados: o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Zenilda Guimarães de Lima; o diretor regional dos correios em Goiás, Sérgio Douglas Repolho Negri; o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Vilmar Souza Costa; e a presidente da Associação da Congada da Irmandade 13 de Maio, Valéria Eurípedes Souza Oliveira.

Também receberam a comenda: a presidente da Escola de Samba Flora do Vale e militante do Movimento Negro em Goiás, Henusa Mendonça; Luciene Dias, da  coordenação de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Goiás (UFG); e Jesus da Conceição, do Templo de Oração Umbanda Maria Santíssima. Foram homenageados ainda: o deputado estadual Marlúcio Pereira; o diretor executivo da Rede Record em Goiás, Luciano Ribeiro Neto; o diretor jurídico e de assuntos institucionais do Grupo Jaime Câmara, Guliver Augusto Leão; e a ativista do Movimento Negro em goiás, Solenir de Fátima.

A presidente da OVG, Valéria Perillo, que representou o governador Marconi Perillo na solenidade, ressaltou que a Comenda Zumbi dos Palmares é uma homenagem a pessoas que desenvolvem ações capazes de fazer de Goiás um Estado que repeita as diferenças. “De séculos atrás aos nossos dias, vozes e gestos tem se levantado contra a discriminação e a injustiça. Se ainda não podemos festejar o completo fim do preconceito, já contamos com vitórias que nos motivam a celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra.”

Entre essas conquistas, a secretária de Estado Cidadã, Lêda Borges, destacou a atuação da imprensa em denunciar a discriminação e o maior empoderamento da mulher negra. Lêda falou também sobre as ações de Governo de Goiás voltadas para essa parcela da população. “As políticas públicas do Estado procuram promover o empoderamento e quando necessário levamos as denúncias ao Ministério Público para que ele denuncie e judicialize a questão, já que a punição à discriminação racial também é necessária.”

Vilmar Souza

Um dos homenageados, o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Vilmar Souza Costa, disse que a comenda é um reconhecimento mas também uma demonstração de que o Governo do Estado está atento a essa questão. “Essa homenagem mostra que estamos sendo vistos pelo governo, já que ainda precisamos avançar em áreas como educação, estradas e saúde.”